back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 24 junho 2026, 19:32
Publicidade
Publicidade
InícioVida & DesenvolvimentoSaúdeGDF amplia para 252 o número de UTIs exclusivas para Covid-19

GDF amplia para 252 o número de UTIs exclusivas para Covid-19

Publicado em

Cobertura relacionada

Ovos do Aedes resistem à seca e mantêm alerta no DF

Mesmo no período seco, ovos do Aedes podem sobreviver por até 400 dias. Saiba como eliminar criadouros e reduzir o risco de dengue no DF.

Vacina pneumo 20 chega ao SUS com proteção ampliada

Vacina pneumo 20 amplia a proteção infantil no SUS e muda o esquema de transição. Veja quem deve receber as doses.

Agências do DF oferecem 610 vagas de emprego nesta terça

Agências oferecem 610 vagas no DF nesta terça, com salários de até R$ 3 mil. Veja os cargos em destaque e como participar das seleções.

Crédito rural pode mais que triplicar colheita de alho

Crédito rural pode elevar de 360 kg para 1,2 tonelada a colheita de alho de um casal no DF. Entenda como funcionam as linhas de apoio.

PGR defende Mendonça como relator do caso Dark Horse

PGR defende que o caso Dark Horse fique com André Mendonça. Fachin decidirá a relatoria do pedido sobre o financiamento do filme. Entenda.

Opera DF chega a 5 mil cirurgias e Hran recebe obras

Opera DF já realizou 5 mil cirurgias, enquanto o Hran recebe R$ 2,2 milhões em obras. Veja os avanços e o que ainda precisa ser medido.
Publicidade

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal aumentou, nesta semana, a quantidade de leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19, ampliando de 232 para 252. A quantidade subiu após o Hospital de Base abrir mais 20 novos leitos de terapia intensiva. Com isso, a taxa de ocupação – que varia continuamente, por razões óbvias – está em torno dos 40% – com 97 deles ocupados e 155 disponíveis à população até o momento.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, lembra que várias medidas têm sido adotadas, desde o início da pandemia, para garantir o devido atendimento nas UTIs para os acometidos pela Covid-19. Isso inclui, entre outras medidas, a convocação de mais servidores.

“Nomeamos neste ano mil profissionais pela Secretaria de Saúde, sendo 773 deles médicos em diversas especialidades. Também fizemos a manutenção de equipamentos, doações de outros e aquisições, proporcionando a reabertura de novos leitos. Por isso, a pasta conseguiu, em pouco tempo, ampliar o número de leitos para 252”, informou Francisco Araújo.

Em maio, outros 70 leitos de terapia intensiva foram abertos na rede pública de saúde do Distrito Federal. Do total, dez foram no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), dez no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), 30 no Hospital de Base e 20 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante.

No mesmo mês, a Secretaria de Saúde firmou um convênio com o Hospital Daher, para contratar 20 leitos de terapia intensiva para adultos. Dessa forma, é possível complementar a rede pública de saúde do Distrito Federal.

Rede privada

Além do suporte do sistema público de saúde e da rede contratada, os pacientes com a Covid-19 no Distrito Federal também podem contar com mais 162 leitos em 17 hospitais da rede privada, voltados exclusivamente para o público acometido pelo novo coronavírus. Atualmente, 70 deles estão ocupados, representando uma taxa de 43%.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade