back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 05:16:52
Publicidade
Publicidade

Covid-19: fim da emergência declarada pela OMS não altera status de pandemia

Publicado em:

Agência Brasil

Notícias relacionadas

Russos trabalham em laser capaz de detectar câncer pela palma da mão

Cientistas da Universidade Estatal de Pesquisa Nacional de Saratov (SGU, na...

Por dentro dos sete temas mais populares de caça-níqueis online

Os jogos de caça-níqueis online, verdadeiros motores do entretenimento...

Lenda e rainha do rock ‘n roll, Tina Turner morre aos 83 anos

A cantora Anna Mae Bullock, conhecida mundialmente como Tina...

Aplicativo Pin Up bet está disponível para sistemas Android e iOS

Pin Up é um cassino legítimo licenciado por Curaçao....
Publicidade

Após três anos e mais de 7 milhões de mortes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) o fim da Covid-19 como emergência em saúde pública de importância internacional. O status de pandemia, entretanto, não se altera, já que o vírus se mantém disseminado globalmente.

De acordo com a líder técnica para Covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove, uma emergência em saúde pública de importância internacional é definida como um evento extraordinário que constitui risco de saúde pública para diversos países em razão da disseminação global de uma doença e que potencialmente exige uma resposta internacional coordenada.

“Essa definição indica que a situação é séria, repentina, pouco comum e inesperada, carrega implicações para a saúde pública que vão além das barreiras dos países afetados e pode exigir ações internacionais imediatas.”

Já a pandemia acontece quando um novo vírus afeta a população global. “A ideia de declarar emergência em saúde pública de importância internacional, o mais alto nível de alerta da Organização Mundial da Saúde, é coordenar ações imediatas antes que a situação se torne ainda mais grave e potencialmente uma pandemia”, explicou a líder técnica.

“No caso da Covid-19, temos ambas as situações: uma emergência em saúde pública de importância internacional e também uma pandemia. Embora o diretor-geral tenha falado na capacidade do mundo de se unir para acabar com a emergência em nível global neste ano de 2023, podemos ainda seguir com a pandemia por um bom tempo porque esse vírus está aqui conosco para ficar. O que significa que temos que tomar ações, melhorar todo o nosso sistema para podermos reduzir o impacto da Covid-19 daqui para frente.”

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade