O Banco do Brasil (BB) passou a utilizar inteligência artificial generativa para oferecer sugestões personalizadas aos clientes sobre como melhorar sua saúde financeira. A nova funcionalidade está integrada à ferramenta Minhas Finanças Multibanco, disponível no site e no aplicativo do banco, e marca a primeira aplicação desse tipo de tecnologia por uma instituição financeira no país voltada ao público pessoa física.
A IA será capaz de analisar o perfil financeiro dos usuários e oferecer dicas como melhores condições para contratação de crédito e benefícios ao compartilhar dados por meio do open finance — sistema que permite o intercâmbio de informações entre instituições financeiras, com o consentimento do cliente.
Educação financeira com tecnologia
A proposta do BB é promover a educação financeira de maneira acessível e eficiente. De acordo com o banco, a novidade atende às diretrizes da resolução do Banco Central de 2023, que trata da organização do orçamento pessoal e familiar.
Em nota, o banco afirma que a inovação tem potencial para melhorar a sustentabilidade financeira da instituição, uma vez que clientes mais bem orientados tendem a contratar linhas de crédito mais adequadas à sua realidade, reduzindo inadimplência e aumentando a satisfação.
IA generativa: um novo passo
Até então, a ferramenta Minhas Finanças já utilizava inteligência artificial para classificar automaticamente os gastos em categorias como transporte, saúde e educação. Apenas em 2024, a tecnologia já categorizou mais de 15 bilhões de lançamentos, com precisão de 91%. A grande inovação agora é o uso de IA generativa, que vai além da organização de dados e começa a sugerir ações práticas ao consumidor.
Open finance amplia alcance da ferramenta
Gratuita para todos os clientes do BB, a ferramenta já alcança números expressivos: são mais de 460 milhões de acessos e 25 milhões de usuários únicos, com cerca de 7 milhões de clientes pessoa física utilizando o serviço por mês.
Desde 2022, o Minhas Finanças está integrado ao sistema de open finance, reunindo informações bancárias do correntista em diversas instituições. Com isso, já foram realizados mais de 3 milhões de planejamentos financeiros, somando R$ 22 bilhões em valores organizados. Segundo o banco, as sugestões oferecidas pela ferramenta economizaram mais de R$ 7,5 bilhões aos clientes.
Recursos da ferramenta Minhas Finanças
Entre as funcionalidades disponíveis, destacam-se:
-
Categorização automática dos lançamentos;
-
Planejamento financeiro personalizado;
-
Extrato multibanco (saldo consolidado de diversas contas);
-
Controle de entradas e saídas;
-
Acompanhamento de gastos mensais;
-
Agenda financeira com lembretes de compromissos.
Com a adoção da IA generativa, o Banco do Brasil se posiciona na vanguarda da transformação digital do sistema financeiro nacional, aliando inovação tecnológica a uma abordagem mais educativa e personalizada para o cuidado com o dinheiro.