back to top
24 C
Brasilia
terça-feira, 9 junho 2026, 06:27
Publicidade
Publicidade
InícioBrasilBandeira tarifária continuará verde em março, informa Aneel

Bandeira tarifária continuará verde em março, informa Aneel

Publicado em

Reportagem:
Luciano Nascimento

Cobertura relacionada

DF reduz crimes letais e lidera ranking de segurança

Crimes letais colocam o DF na liderança nacional, mas furtos, feminicídio e segurança nas ruas seguem como desafios.

EUA propõem tarifa extra de 12,5% sobre Brasil

Tarifa que os EUA pretendem de 12,5% sobre importações brasileiras é proposta em investigação sobre trabalho forçado.

Indústria cresce pelo 4º mês, mas segue longe do pico

A Indústria cresceu 0,7% em abril e avança pelo quarto mês, mas ainda segue abaixo do pico histórico de 2011.

PEC do fim da 6×1 deve passar por comissão no Senado

A escala 6x1 deve passar por comissões no Senado Federal, após Alcolumbre defender debate sem pressa sobre a PEC.

Corpus Christi muda horários de serviços no DF

Corpus Christi muda horários de serviços no DF, com alterações em transporte, lazer, cultura e atendimento público.

DF incinera 50 toneladas de drogas apreendidas

Destruição de entorpecentes fecha ciclo de investigações contra o...
Publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que manterá no mês de março a bandeira tarifária na cor verde, sem cobrança extra na conta do consumidor. A bandeira foi a mesma aplicada em fevereiro.

De acordo com a agência, a decisão de manter a bandeira na cor verde se deve a recuperação nos níveis dos reservatórios em virtude do volume razoável de chuvas no mês de fevereiro.

“Em fevereiro, os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram recuperação de níveis em razão do volume de chuvas próximo ao padrão histórico do mês. A previsão para março é de manutenção dessa condição hidrológica favorável, o que aponta para um cenário com elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia do SIN, reduzindo a necessidade de acionamento do parque termelétrico”, informou a Aneel.

Segundo a agência, o volume de chuvas refletiu-se na redução do preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

Criado pela Aneel , o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias tem três cores: verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2), que indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

“Os recursos pagos pelos consumidores vão para uma conta específica e depois são repassados às distribuidoras de energia para compensar o custo extra da produção de energia em períodos de seca, informou a Aneel.

O acréscimo cobrado na conta pelo acionamento da bandeira amarela passou é de R$ 1,34 a cada 100 kWh consumidos. Já a bandeira vermelha patamar 1, o valor a mais cobrado é de R$ 4,16 a cada 100 kWh e no patamar 2 da bandeira o valor é de R$ 6,24 por 100 kWh consumidos. A bandeira verde não tem cobrança extra.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade