back to top
24 C
Brasilia
sábado, 27 junho 2026, 10:25
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaPolítica DFCelina cobra resultados e alinha metas para 2026

Celina cobra resultados e alinha metas para 2026

Publicado em

Reportagem:
Marta Borges

Cobertura relacionada

Brasília Tech Hub inicia implantação de distrito no Biotic

Brasília Tech Hub inicia implantação no Biotic com 65 empresas. Veja as projeções de investimento, empregos e as etapas ainda pendentes.

Sala Lilás amplia proteção a mulheres no Distrito Federal

Sala Lilás DF terá atendimento 24 horas no Ciob e nova expansão do Viva Flor. Entenda quem pode receber a proteção e como funciona.

Rede de Cras atende 205 mil famílias no Distrito Federal

Cras do DF atenderam 205 mil famílias em 2025, enquanto a procura por serviços sociais cresceu. Veja como funciona.

Vacina pneumo 20 chega ao SUS com proteção ampliada

Vacina pneumo 20 amplia a proteção infantil no SUS e muda o esquema de transição. Veja quem deve receber as doses.

Mulheres do DF têm 420 vagas em cursos de qualificação

Mulheres do DF podem disputar 420 vagas de qualificação em beleza até 13 de julho. Veja cursos, locais, regras e datas de matrícula.

Prazo para seleção do Ciamp-Rua é ampliado por 30 dias

Entidades ganham mais 30 dias úteis para disputar vagas no Ciamp-Rua DF. Veja quem pode participar, documentos e local de inscrição.
Publicidade

A governadora em exercício Celina Leão reuniu secretários de Estado e presidentes de empresas públicas, nesta segunda-feira (12), no Palácio do Buriti, para apresentar resultados, alinhar prioridades e reforçar o uso de ferramentas de gestão e tecnologia no planejamento do Governo do Distrito Federal (GDF) para 2026. O encontro marcou a primeira reunião institucional do ano com o secretariado.

Logo no início, a tônica foi clara: entregar resultados concretos e organizar o que já foi feito. Entre os principais temas, estiveram a consolidação dos dados de balanço de governo, a modernização dos sistemas de monitoramento e a ampliação da comunicação direta com o cidadão.

Gestão baseada em dados e monitoramento contínuo

Celina Leão reforçou o papel estratégico do Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão do Distrito Federal (GestãoDF). A plataforma centraliza informações de todas as áreas do governo em um único repositório, o que permite padronização, transparência e agilidade no planejamento.

“O ano é de colheita. Quando organizamos tudo o que foi feito, damos ainda mais legitimidade ao nosso trabalho. É um ano para avançarmos em gestão, eficiência e produtividade”, afirmou a governadora em exercício.

Atualmente, o GDF monitora mais de 800 ações e iniciativas, muitas delas além do plano de governo registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo Celina Leão, esse volume demonstra capacidade de execução e a ampliação do alcance das políticas públicas em curso.

Comunicação direta com o cidadão

Outro ponto apresentado foi a integração do GestãoDF com o sistema da Ouvidoria do Distrito Federal. A proposta é unificar bases de dados para permitir que o cidadão acompanhe, de forma individualizada, as respostas às suas demandas.

Na prática, além do retorno inicial, o cidadão deverá receber atualizações automáticas sobre o andamento das soluções, como processos de licitação e execução de obras. A ideia é criar um canal direto e contínuo entre governo e população, reduzindo ruídos e aumentando a transparência.

Saúde lidera elogios na Ouvidoria

Na área da Saúde, Celina Leão destacou números que, segundo ela, mostram avanço significativo no atendimento à população. O foco foi o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).

Atendemos quatro vezes mais do que governos anteriores na área da Saúde e isso precisa ser lembrado por nós”, afirmou.

Dados apresentados indicam que a Saúde é, atualmente, a área que mais recebe elogios na Ouvidoria do DF, conforme o painel da Controladoria-Geral do DF (CGDF). Já são mais de 10 mil elogios registrados a servidores públicos, número citado como reconhecimento direto do trabalho das equipes.

Alinhamento técnico para o ano

Durante a reunião, os secretários também apresentaram demandas, compartilharam desafios e relataram lançamentos e projetos em desenvolvimento. O encontro teve caráter institucional e técnico, com foco no fortalecimento da gestão e no alinhamento das ações estratégicas do governo para 2026.

Em resumo: menos discurso solto, mais planilha aberta. E, para um ano que se apresenta como “de colheita”, o governo sinaliza que quer mostrar serviço — com dados na mesa e cobrança interna em dia.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.