Após temporal, GDF desobstrui drenagem no acesso a Taguatinga
Após as chuvas intensas registradas em Taguatinga no sábado (7), equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) foram mobilizadas para monitorar pontos críticos e atender demandas emergenciais. A principal frente de trabalho ocorre no viaduto de entroncamento da EPTG com o Pistão Sul (DF-001), no acesso ao centro da região, onde houve acúmulo de água.
Trabalho concentra limpeza de bocas de lobo e galerias
As ações incluem desobstrução, limpeza e manutenção de bocas de lobo e galerias pluviais. O serviço reúne o programa GDF Presente e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e segue em andamento neste domingo (8).
Participam 12 pessoas, com apoio de quatro máquinas: três caminhões desobstruidores e um caminhão-pipa.
Responsabilidade é do DER, mas a resposta foi imediata
Segundo o chefe do Departamento de Drenagem da Novacap, Lânio Trida, a área é considerada rodovia e, portanto, de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). Ainda assim, após a notificação da demanda, uma equipe de empresa terceirizada pela Novacap foi enviada ao local.
De acordo com Trida, as equipes atuavam no Plano Piloto quando a ocorrência de Taguatinga foi comunicada, e o atendimento começou no mesmo dia. A previsão informada é concluir o serviço nesta segunda-feira (9).
Cronograma e ação emergencial para reduzir risco de alagamentos
A Novacap afirma que utiliza tecnologia para limpeza e desobstrução da rede pluvial do DF, com cronograma por regiões administrativas e equipes mobilizáveis para emergências. Com a desobstrução, são retirados resíduos como lixo, areia, terra, folhas e raízes que podem bloquear a passagem da água e favorecer alagamentos.
GDF Presente relata acionamento e vistoria no local
O coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Rodrigo Caverna, afirma que a demanda foi recebida e repassada à Novacap, que acionou a equipe responsável. Ele diz que houve verificação na pista sob o viaduto, por determinação do secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, e comunicação ao órgão encarregado para execução do serviço.
Administração regional cita acúmulo de água e atuação conjunta
O administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, afirmou que a atuação rápida indica integração entre órgãos do GDF e preocupação com o impacto das chuvas na rotina local. Ele também mencionou que a Novacap foi acionada e que o DER-DF foi informado.

