Cinema Inflável transforma espaços públicos do DF em salas de cinema ao ar livre
Cerca de seis mil pessoas já assistiram a filmes de forma gratuita e ao ar livre no Distrito Federal desde que o Cinema Inflável estreou na capital, neste ano. A iniciativa, que tem apoio institucional do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Governo (Segov), percorre regiões administrativas com pouco acesso a equipamentos culturais, levando muito mais do que filmes: leva cultura, lazer e pertencimento.
Com uma estrutura que inclui uma tela inflável de 10 x 6 metros, distribuição gratuita de pipoca e refrigerante, além de atividades promovidas por pontos de cultura locais, o projeto busca tornar o cinema acessível para comunidades em situação de vulnerabilidade social.
A programação conta com 12 edições e teve início em maio, em Ceilândia. Desde então, já passou por Vila Telebrasília, Recanto das Emas, Cidade Estrutural e Santa Maria.
Próximas sessões
Neste fim de semana, de 18 a 20 de julho, o Cinema Inflável estaciona na Candangolândia, com a exibição gratuita dos filmes:
-
Kasa Branca
-
Encanto
-
Twisters
Na sequência, o circuito passa por:
-
Brazlândia (25 a 27 de julho): Pantera Negra, Elementos e O Auto da Compadecida
-
Samambaia (1º a 3 de agosto): King Richard: Criando Campeãs, Viva – A Vida É uma Festa e Nosso Sonho
Até o final de agosto, o projeto ainda visitará Paranoá, São Sebastião, Gama e Sobradinho, encerrando o ciclo de exibições com uma mistura de produções nacionais, internacionais e obras de artistas locais — incluindo curtas-metragens e projetos audiovisuais da região.
Além das sessões de cinema, o evento oferece oficinas culturais, recreação infantil e apresentações em parceria com pontos de cultura do DF, fortalecendo a economia criativa e promovendo integração comunitária.
Sem ingresso, sem burocracia — é só chegar
As sessões acontecem de sexta a domingo, com início às 18h e encerramento às 21h30. Não é necessário retirar ingresso: basta chegar e curtir.
Criado em 2013, o Cinema Inflável já passou por diversas regiões do país e chega ao DF como contrapartida do Open Air Brasil, que realizou exibições no Pontão do Lago Sul em junho. O projeto é apresentado pelo Nubank e pelo Ministério da Cultura.
Mais informações estão disponíveis no Instagram oficial: @cinemainflavel.