O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (10) um novo balanço sobre a crise de saúde pública causada pela ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. O Brasil atingiu a marca de 29 casos confirmados de intoxicação, cinco a mais do que o registrado na última quarta-feira (8).
Dos casos confirmados, a maior concentração está em São Paulo, com 25 ocorrências. Os outros estados com confirmação são Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1).
O número de notificações sob investigação no país diminuiu, passando de 235 para 217 suspeitas. Em contrapartida, o total de casos suspeitos descartados subiu para 249.
Investigação e Casos Suspeitos
O estado de São Paulo segue concentrando a maioria das investigações, com 160 notificações (73,73% do total).
Outros 12 estados em todo o Brasil possuem casos suspeitos de intoxicação em investigação, entre eles:
- Pernambuco (31 suspeitas)
- Rio Grande do Sul (4)
- Mato Grosso do Sul (4)
- Piauí (4)
- Rio de Janeiro (3)
- Espírito Santo (3)
- Goiás (2)
Situação dos Óbitos
O Ministério da Saúde informou que não houve novas mortes confirmadas por intoxicação de metanol desde o último balanço. O total de óbitos confirmados permanece em cinco pessoas, todas registradas no estado de São Paulo.
No entanto, o número de óbitos sob investigação aumentou para 12 casos suspeitos. A maioria dessas investigações concentra-se em São Paulo (6), Pernambuco (3), e há um caso suspeito em estados como Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

