back to top
24 C
Brasilia
segunda-feira, 11 agosto 2025, 20:54:37
Publicidade
Publicidade

Coronavírus: Ibaneis suspende aulas e atividades por cinco dias

Publicado em:

Notícias relacionadas

CLDF homenageia policiais legislativos

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta...

Pré-selecionados do Fies 2025 já podem consultar a lista

Os estudantes que estão na lista de espera do...

Senador Marcos do Val é obrigado a usar tornozeleira eletrônica

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi levado pela...

Dólar cai ao menor nível em um mês e Ibovespa sobe

O mercado financeiro iniciou a semana em clima de...

CEB restaura iluminação em passagens subterrâneas do eixão

A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) concluiu...
Publicidade

As escolas públicas e privadas do Distrito Federal devem amanhecer fechadas nesta quinta, 12. A interrupção deve se estender até a segunda-feira, 16. No mesmo período, grandes eventos deverão ser suspensos na capital da República. A decisão é do governador Ibaneis Rocha, numa tentativa de conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) no Distrito Federal. A cidade tem dois casos confirmados e dezenas de outros sob investigação.

No decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (11), Ibaneis Rocha justifica a medida adotada pela menção de pandemia da OMS divulgada hoje. No texto publicado no DODF, o ato governamental ressalta ainda que a “saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, na forma do artigo 196 da Constituição da República” e que, por isso, considera que a situação “demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no Distrito Federal”.

Além de suspender as aulas, o governador estendeu a medida para eventos de qualquer natureza que exijam licenças do Governo do Distrito Federal (GDF), com público superior a cem pessoas. Estão relacionadas atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada.

Além disso, os bares e restaurantes deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas. No fim, ele flexibiliza o prazo de vigência do decreto, afirmando que “as medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, mesmo antes do prazo estipulado”, que é de cinco dias.

Até o momento, o DF confirma dois casos de pacientes infectados com Covid-19. Trata-se de um casal que chegou recentemente do Reino Unido e que havia passado pela Suíça. A mulher de 52 anos encontra-se internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte. O marido dela está em isolamento domiciliar.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade