O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com a Polícia Militar, realizou uma série de operações de fiscalização entre sexta-feira (25) e domingo (27), abordando cerca de 608 veículos em diversas regiões, incluindo Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Recanto das Emas, Santa Maria e Plano Piloto. O foco principal foi o combate à embriaguez ao volante e a promoção da segurança viária.
As ações, que incluíram três operações Integrada 5º Mandamento, uma operação Caiso e uma específica para motociclistas, resultaram na identificação de 36 motoristas dirigindo sob influência de álcool. Todos os condutores abordados foram submetidos a testes de etilômetro.
Infrações e casos de destaque
Além da alcoolemia, as fiscalizações revelaram outras irregularidades preocupantes:
- 14 condutores inabilitados.
- 7 com CNH vencida há mais de 30 dias.
- 1 dirigindo com CNH suspensa ou cassada.
- 1 com categoria de habilitação diferente da exigida.
- 13 infrações por descarga livre, inoperante ou defeituosa.
- 5 por ausência ou ineficiência de equipamento obrigatório.
- 3 pelo uso de equipamento proibido (como estrobos).
- 2 por alterações no sistema de iluminação e 2 por sistema inoperante.
- 114 delitos diversos.
Entre os destaques, na sexta-feira, em Samambaia, um motorista se recusou ao teste do bafômetro e agrediu e ameaçou os agentes, sendo contido e autuado por desacato, resistência e porte de arma branca.
No sábado, na região da Granja do Torto, durante as fiscalizações do Capital Moto Week, uma condutora foi flagrada ocultando a placa da motocicleta com um cartão de crédito e foi autuada por infração gravíssima. Ainda no sábado, outro motociclista, que colidiu com uma viatura do Detran-DF, foi autuado por alcoolemia após o teste do etilômetro.
Compromisso com a segurança viária
O diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF, Bruno Baruque, reforça o propósito das operações. “Estamos atentos. A fiscalização tem caráter tanto educativo quanto repressivo, e tem como principais objetivos garantir a segurança viária, coibir comportamentos de risco e proteger vidas no trânsito”, afirmou.
As ações contínuas do Detran-DF e da Polícia Militar visam aprimorar a segurança nas ruas do Distrito Federal, protegendo motoristas, pedestres e passageiros.