DF Folia 2026 ocupa o DF com 73 blocos e três territórios
O DF Folia 2026 leva a programação oficial de Carnaval a diferentes regiões administrativas do Distrito Federal, com 73 blocos e agenda que começou em 7 de fevereiro de 2026 e segue até 1º de março. A edição recebe R$ 10 milhões em investimento, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), em parceria com a Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade.
Além dos cortejos de rua em áreas como Plano Piloto, Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Planaltina, Gama e Sobradinho, a programação concentra parte das atrações, de sábado (14) a terça-feira (17), em três “territórios culturais” com estrutura para ampliar o acesso e organizar a circulação do público.
Três territórios culturais concentram parte da agenda
Entre 14 e 17 de fevereiro, o DF Folia 2026 prevê três plataformas com programação contínua em horários definidos.
Carnaval Monumental, no Museu Nacional
Seis blocos ocupam a área externa do Museu Nacional da República, com atrações das 13h às 21h. Estão previstos Bloco do Amor, Bloco das Montadas, Na Batida do Morro, Baile Bregue, Nave Pirata e As Leis de Gaga.
Gran Folia 2026, na Esplanada
No Quadrante 2 da Esplanada dos Ministérios, a agenda ocorre das 16h à 1h, nos quatro dias. Entre as atrações citadas, está o Bloco dos Raparigueiros.
Setor Carnavalesco Sul, no Setor Comercial Sul
O Circuito Brasília em Folia ocupa as quadras 5 e 3 e a Via S2, das 10h às 22h, com blocos como Bloco Saly, System Safadown e Pagodão Delas, entre outros.
Vassourinhas reforça campanha de enfrentamento ao feminicídio
Um dos blocos tradicionais de Brasília, o Vassourinhas de Brasília, desfila no sábado (14), com concentração a partir das 15h e saída às 17h, pela via S2, ao lado do Sesi Lab, em direção ao Setor Carnavalesco Sul. Fundado em 1967, o bloco tem como base o frevo pernambucano, gênero reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Na edição de 2026, o Vassourinhas também anuncia campanha institucional de enfrentamento ao feminicídio, com foco em conscientização e educação para o respeito às mulheres, sob o lema “Quem Ama, Cuida e Respeita”.
Carnapati prevê vacinação e microchipagem para cães
No domingo (15), o Carnapati, bloco infantil organizado pelo Teatro Mapati, inclui ações de cuidado animal com vacinação gratuita, microchipagem, identificação e feira de adoção responsável, das 14h às 18h, no Setor Comercial Sul, na Estação Galeria do Metrô.
A organização informa que os serviços serão ofertados exclusivamente para cães, e que, para microchipagem e vacinação, o tutor deve registrar previamente o animal no SinPatinhas, sistema do Ministério do Meio Ambiente. Também está prevista arrecadação solidária de 1 kg de ração, destinada às instituições participantes.
Agenda de sábado (14) a terça (17): recorte da programação
A programação é ampla e pode sofrer alterações. A seguir, um recorte com eventos citados na programação enviada ao Fonte em Foco.
Sábado (14): há blocos em Ceilândia, Taguatinga, Gama, Sobradinho, Águas Claras, São Sebastião e Plano Piloto, incluindo Bloco do Rock/Quaresmada (Galeria dos Estados), Bloco do Amor (Museu Nacional) e Vassourinhas (SCTS Lote 1, com concentração em frente ao Sesi Lab).
Domingo (15): além do Carnapati, a agenda inclui Bloco dos Raparigueiros (Esplanada), Bloco das Montadas (Museu Nacional), Desmaiô (Galeria dos Estados) e blocos em Águas Claras, Estrutural e Riacho Fundo II.
Segunda-feira (16): a programação cita opções como Galinho de Brasília, Concentra Mas Não Sai, Deficiente é a Mãe e eventos em Planaltina, Cruzeiro, Estrutural e Águas Claras.
Terça-feira (17): constam atrações como Pacotão (concentração na 302 Norte, com trajeto pela W3), eventos no Conic, Guará, Taguatinga, Ceilândia e Planaltina.
Para acompanhar mudanças e a lista completa, a orientação é verificar as atualizações no site da Secec-DF.

