back to top
24 C
Brasilia
domingo, 8 fevereiro 2026, 05:28:24
Publicidade
Publicidade

DF redobra alerta contra a dengue com início das chuvas

Publicado em:

Reporter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

Programa do GDF leva educação financeira a 10 mil pessoas

Programa do GDF amplia educação financeira e alcança 10 mil pessoas, fortalecendo famílias diante do endividamento no Distrito Federal.

Do mercado ao STF, caso Master expõe rede de poder

Quando bilhões circulam com facilidade, a política costuma abrir...

Crise no BRB e educação acirram tensão na CLDF

Sessão da CLDF debate crise no BRB, pedido de CPI e cancelamento de emendas que afetam diretamente o financiamento da educação no DF.

20% dos adultos dormem menos de 6h por noite no Brasil

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que 20,2% dos adultos nas capitais dormem menos de 6 horas por noite. Mulheres sofrem mais com insônia.

Fim da escala 6×1 e jornada de 40h entram na pauta de 2026

Lula e Hugo Motta colocam o fim do 6x1 e a jornada de 40h no radar de 2026; Senado tem PEC pronta e Câmara divide o debate.
Publicidade

Com o início do período de chuvas, o Governo do Distrito Federal (GDF) está intensificando o alerta contra a dengue. Apesar de o GDF inovar com novas ferramentas de combate — como inseticidas, estações disseminadoras de larvicida e a biofábrica do mosquito wolbito (inoculado com a bactéria Wolbachia) —, a colaboração da população é fundamental.

Nesta época, qualquer recipiente esquecido ao ar livre pode se tornar um criadouro do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

“Com a chegada das chuvas, o cuidado precisa ser redobrado. Qualquer recipiente que acumule água pode se transformar em um criadouro, por isso é essencial que cada morador reserve alguns minutos na semana para eliminar esses possíveis focos”, alerta o subsecretário de Vigilância à Saúde, Rodrigo Republicano.

O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Dedicar cerca de dez minutos por semana para inspecionar e eliminar potenciais criadouros é a maneira mais eficaz de controle no Distrito Federal.

Ações que fazem a diferença:

  • Esvaziar e Secar: Garrafas PET, potes, vasos e pneus.
  • Armazenamento: Guardar pneus em locais cobertos e manter caixas d’água e reservatórios fechados.
  • Limpeza: Limpar bem as calhas de casa.
  • Vasos de Plantas: Colocar areia nos pratos dos vasos.

Além da eliminação dos focos, a população deve usar repelentes, instalar telas em janelas e portas e utilizar mosquiteiros para proteção individual.

A Secretaria de Saúde (SES-DF) reforça a importância de atender os Agentes de Vigilância Ambiental (Avas) durante as visitas domiciliares. Os agentes inspecionam imóveis, eliminam focos e orientam sobre prevenção.

Para a segurança dos moradores, os profissionais utilizam crachá com QR Code para comprovar a identidade.

Outra ação em curso é a instalação de Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) em residências. A EDL é uma armadilha que atrai o mosquito para um pote plástico com larvicida, matando o inseto e suas larvas. O agente de vigilância faz a instalação e a manutenção mensal do sistema.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.