back to top
24 C
Brasilia
domingo, 8 fevereiro 2026, 05:29:22
Publicidade
Publicidade

Dia de Combate a dengue: DF intensifica ações após epidemia

Publicado em:

Reporter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

Programa do GDF leva educação financeira a 10 mil pessoas

Programa do GDF amplia educação financeira e alcança 10 mil pessoas, fortalecendo famílias diante do endividamento no Distrito Federal.

Do mercado ao STF, caso Master expõe rede de poder

Quando bilhões circulam com facilidade, a política costuma abrir...

Crise no BRB e educação acirram tensão na CLDF

Sessão da CLDF debate crise no BRB, pedido de CPI e cancelamento de emendas que afetam diretamente o financiamento da educação no DF.

20% dos adultos dormem menos de 6h por noite no Brasil

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que 20,2% dos adultos nas capitais dormem menos de 6 horas por noite. Mulheres sofrem mais com insônia.

Fim da escala 6×1 e jornada de 40h entram na pauta de 2026

Lula e Hugo Motta colocam o fim do 6x1 e a jornada de 40h no radar de 2026; Senado tem PEC pronta e Câmara divide o debate.
Publicidade

Nesta quarta-feira (20), Dia Mundial de Combate aos Mosquitos, o Distrito Federal reforça a luta contra o Aedes aegypti e outros vetores. Após enfrentar uma grave epidemia de dengue em 2024, as equipes de saúde do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) estão intensificando o monitoramento e a prevenção para evitar novos surtos.

Em unidades como o Hospital de Base (HBDF) e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), a vigilância epidemiológica realiza buscas ativas e conta com o apoio de laboratórios e centros de informação para garantir o diagnóstico e a notificação rápidos de casos suspeitos. A chefe do Núcleo de Vigilância do HBDF, Thaynara Souza, explica que essa força-tarefa é crucial para uma resposta ágil.

Vacinação e tecnologia como aliados

A inclusão da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes já apresenta resultados positivos. O HBDF, por exemplo, registra uma queda nos atendimentos e internações graves em 2025, em comparação com o ano anterior. Segundo a chefe substituta do núcleo do HRSM, Maria Elena, a redução também se deve a ações educativas em parceria com a comunidade e outros órgãos.

Além da vacina, o combate à dengue no DF conta com inovações. Um painel de monitoramento do IgesDF ajuda gestores a entender o perfil dos pacientes, facilitando o planejamento de ações. Outra técnica em uso é a liberação de mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia, que impede a transmissão do vírus. A tecnologia, já aplicada em algumas regiões, promete ser um importante aliado.

Marlon Ygor, 29, que já teve a doença, destaca a importância da participação popular. “Sempre verifico se há água parada ou algum foco que possa servir de criadouro para o mosquito”, relata. A luta contra os mosquitos exige a união de políticas públicas eficazes e o engajamento de toda a população.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.