back to top
24 C
Brasilia
terça-feira, 9 dezembro 2025, 22:45:04
Publicidade
Publicidade

termina prazo para INSCRITOS NO Enem recorrerem

Publicado em:

Reporter: Janaina Lemos

Notícias relacionadas

Detrans terão prazo até junho para adequação ao CRLV digital

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou prazo até...

Doença misteriosa já causou uma morte no estado de Minas Gerais

Uma doença misteriosa assusta os moradores de Minas Gerais,...

Focos de incêndio na Amazônia sobem 30% em 2019, diz Inpe

Segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas...

Governo federal retira 1,3 milhão de beneficiários do Bolsa Família

Até novembro do ano passado, o governo federal retirou...

‘Não bebam a Belorizontina. Seja de que lote for’, diz Paula Lebbos

A CEO (chief executive officer, na sigla em inglês,...
Publicidade

Termina nesta quarta-feira (2) o prazo para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 recorrerem da negativa de suas solicitações de atendimento especializado. O Ministério da Educação (MEC) prorrogou a data, que inicialmente se encerraria na última sexta-feira (27).

Para solicitar uma nova análise ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos devem interpor o recurso exclusivamente pela Página do Participante. É fundamental enviar a documentação que justifique o pedido e a necessidade de recursos de acessibilidade.

Os documentos exigidos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB, legíveis e em língua portuguesa. Para serem válidos, os laudos precisam conter o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação (e/ou o código CID 10), além da assinatura e identificação do profissional com registro no CRM, RMS ou órgão competente.

Recursos de acessibilidade e condições aceitas

O atendimento especializado pode ser solicitado por pessoas com deficiência (PCD), idosos, gestantes, lactantes, e indivíduos com transtorno funcional específico (como transtorno do espectro autista, dislexia e déficit de atenção), entre outras condições.

Se o recurso for aprovado após a segunda análise do Inep, o participante poderá contar com diversos recursos, como provas em braile, sala individual, mobiliário adaptado, tempo adicional, leitor de tela, prova com letra ampliada ou guia-intérprete, conforme a necessidade.

Durante as provas, será permitido o uso de material próprio, incluindo máquina de escrever em braile, óculos especiais, bolsa de colostomia, medidor de glicose e bomba de insulina. Todos os recursos autorizados estão detalhados no edital do Enem 2025. É importante ressaltar que, no dia do exame, esses materiais serão vistoriados pelo chefe de sala para garantir a segurança e lisura da prova.

Datas das provas e importância do Enem

As provas do Enem 2025 serão aplicadas pelo Inep nos dias 9 e 16 de novembro em todas as 27 unidades da Federação. Excepcionalmente, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) nas proximidades.

O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota do Enem também pode ser utilizada em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal que possuem convênio com o Inep. Além disso, o exame voltou a ser uma opção para maiores de 18 anos que buscam obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.