back to top
24 C
Brasilia
sexta-feira, 5 junho 2026, 19:42
Publicidade
Publicidade
InícioVida & DesenvolvimentoSaúdeEnfermeiros poderão prescrever medicamentos e solicitar exames

Enfermeiros poderão prescrever medicamentos e solicitar exames

Publicado em

Cobertura relacionada

Alta de Celina Leão e continuidade administrativa do DF

Alta de Celina Leão após pneumotórax reduz incerteza política e sinaliza retomada gradual da agenda do DF, segundo boletim médico.

Guia integra saúde e assistência para população de rua

Situação de rua no DF terá guia para integrar saúde e assistência social, com fluxos de atendimento e proteção.

Amorim reage a designação dos EUA e defende soberania

Em Moscou, Amorim contesta o uso da designação de facções como terroristas como justificativa para intervenções e defende cooperação com soberania.

EUA propõem tarifa extra de 12,5% sobre Brasil

Tarifa que os EUA pretendem de 12,5% sobre importações brasileiras é proposta em investigação sobre trabalho forçado.

Centro do Idoso de Sobradinho reabre após reforma

Centro do Idoso de Sobradinho reabre após reforma de R$ 300 mil, com atividades de saúde, lazer e convivência.

DPDF terá serviços gratuitos para mulheres no DF

Dia da Mulher da DPDF terá atendimento jurídico, saúde, documentos e cuidado pessoal gratuito nesta terça.
Publicidade

Enfermeiros da rede pública de saúde do Distrito Federal poderão prescrever medicamentos e solicitar exames, em todos os níveis de assistência, desde que previstos nos protocolos, guias, notas técnicas ou manuais adotados pela pasta, segundo portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (28). Até então, isso só era feito na atenção primária em saúde.

“Com a portaria, os enfermeiros poderão cumprir o que já está previsto na lei de exercício da profissão, agora, estendendo para os níveis secundário e terciário”, explica o diretor de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Saulo Jacinto da Silva Júnior.

De acordo com a Portaria nº 33, “a prescrição de medicamentos e a solicitação de exames deverão ser, rigorosamente, seguidos e não compete ao enfermeiro alterar etapas na conduta terapêutica previstas nos protocolos, guias, notas técnicas ou manuais adotados pela Secretaria de Saúde”.

Diversas áreas de atendimento já contam com protocolos, como o de assistência obstétrica, o de pacientes portadores de hanseníase do DF e o de acesso à demanda espontânea na atenção primária. “A intenção é agilizar o atendimento, pois com protocolos, guias, notas técnicas e manuais prontos, o enfermeiro poderá fazer as prescrições”, explica Saulo.

Protocolos

Na falta de protocolos vigentes, ainda não elaborados pela área técnica responsável na Secretaria de Saúde, serão adotados os protocolos do Ministério da Saúde.

Também de acordo com a portaria publicada nesta terça-feira (28), a prescrição de medicamentos e a solicitação de exames, em todos os níveis de assistência, deverão ser realizadas em formulário padronizado da Secretaria de Saúde, de acordo com sua especificação, identificado com matrícula do prescritor, número da inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, nome completo do profissional e respectiva assinatura. O direito conferido ao enfermeiro não impede que o médico possa também fazer as prescrições subsequentes.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade