A Estrada Parque Taguatinga (EPTG) está em fase de transformação e, nos próximos anos, se tornará um corredor colorido com o florescimento de mais de duas mil mudas de ipês plantadas em 2022. O projeto da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) visa embelezar a via com 500 mudas de cada cor – amarelo, branco, rosa e roxo –, que florescerão em grupos alternados entre maio e setembro.
O diretor das Cidades da Novacap, Raimundo Silva, explicou que o plantio foi realizado de forma estratégica para garantir um “espetáculo natural que vai se repetir todos os anos”.
Outras ações de arborização no Distrito Federal
Além da EPTG, a Novacap está desenvolvendo outros projetos de arborização em pontos estratégicos do Distrito Federal, como o balão do Riacho Fundo, o Viaduto Joaquim Roriz e o Viaduto do Sudoeste.
Um dos destaques é a revitalização do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, onde mais de 3 mil mudas de espécies nativas e adaptadas ao Cerrado foram plantadas no ano passado, em uma ação que seguiu o projeto original do paisagista Roberto Burle Marx. A iniciativa substituiu pinheiros que ocupavam a área por mais de quatro décadas, trazendo de volta a flora original e valorizando o espaço público.
No Complexo Viário Deputado César Lacerda, no Riacho Fundo, a Novacap também realizou uma profunda intervenção paisagística com o plantio de 89 palmeiras adultas de espécies nativas, como jerivás e guarirobas.

