back to top
24 C
Brasilia
sábado, 7 fevereiro 2026, 18:01:26
Publicidade
Publicidade

Especialistas: Soberania exige ações concretas para ser fortalecida

Publicado em:

Reporter: Janaina Lemos

Notícias relacionadas

Programa do GDF leva educação financeira a 10 mil pessoas

Programa do GDF amplia educação financeira e alcança 10 mil pessoas, fortalecendo famílias diante do endividamento no Distrito Federal.

Do mercado ao STF, caso Master expõe rede de poder

Quando bilhões circulam com facilidade, a política costuma abrir...

Crise no BRB e educação acirram tensão na CLDF

Sessão da CLDF debate crise no BRB, pedido de CPI e cancelamento de emendas que afetam diretamente o financiamento da educação no DF.

Fim da escala 6×1 e jornada de 40h entram na pauta de 2026

Lula e Hugo Motta colocam o fim do 6x1 e a jornada de 40h no radar de 2026; Senado tem PEC pronta e Câmara divide o debate.

Programa do GDF reduz em até 80% a espera por oncologia

Programa do GDF reduz em até 80% o tempo de espera por consultas oncológicas e acelera exames e tratamentos no DF.
Publicidade

A palavra “soberania” ganhou destaque no vocabulário nacional após as recentes sanções dos Estados Unidos contra o Brasil. O tema, que foi o principal no desfile de 7 de Setembro, é um conceito abstrato, mas que, segundo especialistas, exige ações concretas para ser fortalecido.

Para pesquisadores, a sensibilização da população em momentos de crise é importante, mas a soberania se consolida com políticas públicas contínuas que reforçam o Estado, a cidadania e o senso de comunidade.

 

Soberania e o papel da educação

Para o pesquisador Helder Guimarães, do Centro Soberania e Clima, a educação é o caminho mais eficaz para que a população entenda a importância do tema. Ele defende que a discussão sobre soberania, incluindo a forma como o país lida com questões ambientais, precisa fazer parte do dia a dia das escolas.

O cientista político Leonardo Barreto complementa que a sensação de soberania está ligada ao senso de pertencimento, gerado quando o Estado garante os direitos básicos e a proteção aos cidadãos. “O que funciona é a identificação com a terra. Essa experiência é de direitos, respeito e confiança nas instituições”, afirma.

 

Meio ambiente e tecnologia: chaves para o futuro

Além do debate diplomático, os especialistas destacam que a soberania de um país está ligada ao controle sobre sua energia, ciência, tecnologia, cultura e, especialmente, o meio ambiente.

Helder Guimarães aponta que a atuação do Brasil na questão ambiental tem reflexos internos e externos, exigindo o aperfeiçoamento da fiscalização e o combate rigoroso aos crimes ambientais, como o desmatamento.

Leonardo Barreto reforça que a defesa da soberania passa por ações como o combate à pirataria e à mineração ilegal, e pela valorização das comunidades tradicionais. O investimento em ciência e inovação, assim como políticas de transição energética, também são fundamentais para garantir a independência do país.

A professora de História da UnB, Albene Klemi, ressalta que a dependência tecnológica e a falta de políticas públicas enfraquecem a soberania. Para ela, o atual momento histórico é uma oportunidade para que a reação do país às interferências externas fortaleça o sentimento de nação.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.