O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início neste sábado (21) a uma importante ação de acolhimento e assistência social para pessoas que estavam instaladas em quatro pontos distintos da capital. A iniciativa, que começou às 9h, visa oferecer suporte e encaminhamento para serviços adequados, reforçando o compromisso com a população em situação de vulnerabilidade.
A operação contou com a participação de diversas entidades do GDF, demonstrando um esforço conjunto para lidar com a questão. Estiveram envolvidos o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Codhab, o Detran-DF, as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do DF e o Conselho Tutelar. Além disso, secretarias como a de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus-DF) também integraram a força-tarefa.
A DF Legal foi responsável pelo desmonte das estruturas improvisadas e pelo transporte dos pertences das pessoas em situação de rua para um local regular indicado por elas. Caso não houvesse indicação, os objetos pessoais foram levados para o depósito da pasta, com a possibilidade de retirada em até 60 dias sem custo. Paralelamente, as pessoas em situação de rua foram encaminhadas para atendimento pela Sedes-DF, que oferece suporte e direcionamento para os programas sociais disponíveis.
Durante a semana que antecedeu a ação, as secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais. Esse mapeamento do público e de suas demandas foi crucial para garantir um acolhimento mais eficaz e humanizado.
Os pontos de ação que receberam a intervenção neste sábado e domingo foram:
- SGAN 611 L3 Norte
- 401 Norte/601, às margens da L2 Norte
- SCRN 702/703, Bloco C
- SQS 106/107 Sul, às margens do Eixo Rodoviário.

