Curta nossa página

Segurança

MGI orienta verificação em duas etapas no Gov.br

em

© Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está orientando os 72 milhões de usuários da conta ouro do Gov.br a ativarem a ferramenta de verificação em duas etapas. O objetivo é aumentar a segurança da plataforma, que oferece acesso a mais de 4.700 serviços digitais federais e outros 8.700 estaduais e municipais.

Apesar de não ser obrigatória, a medida é altamente recomendada pelo MGI como uma “solução de segurança muito eficaz para bloquear acessos indevidos quando alinhada ao uso da biometria”. Atualmente, 27% das contas ouro já utilizam essa funcionalidade.

 

Como funciona a ativação

A partir de agora, ao realizar o login em uma conta ouro do Gov.br, o usuário será convidado a ativar a verificação em duas etapas diretamente pelo aplicativo. Na primeira vez, será possível pular essa ativação, e um e-mail ou SMS será enviado informando que a solicitação para habilitar a solução será feita novamente no próximo acesso.

Caso o usuário enfrente algum problema com a funcionalidade de segurança, é possível desativá-la a qualquer momento. Basta seguir as instruções disponíveis no aplicativo Gov.br, na seção “Segurança da conta”, ou consultar o portal da plataforma. O ministério também disponibiliza atendimento para esclarecer eventuais dúvidas.

 

Serviços do Gov.br e importância da segurança

A plataforma Gov.br já conta com mais de 169 milhões de usuários. Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura Gov.br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.

Por meio do Gov.br, é possível realizar diversas operações, como assinar documentos com validade jurídica, abrir empresas e fazer transferência de veículos. A plataforma também permite a pesquisa de serviços personalizados, atendendo a diferentes perfis de usuários, como estudantes, agricultores, turistas, empreendedores e trabalhadores.

A medida de segurança adicional visa proteger os dados e as informações dos cidadãos, garantindo uma navegação mais segura em um ambiente cada vez mais digitalizado.

Fonte em Foco. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, assessorias de imprensa e colaboradores