back to top
24 C
Brasilia
segunda-feira, 22 junho 2026, 13:06
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaGoverno e empresários do DF se unem contra pandemia da Covid

Governo e empresários do DF se unem contra pandemia da Covid

Publicado em

Reportagem:
Carolina Paiva

Cobertura relacionada

Rede nacional vai integrar proteção à pessoa idosa

Rede do idoso vai integrar governos, conselhos e entidades para fortalecer políticas, monitorar ações e ampliar o acesso a direitos.

Rede de Cras atende 205 mil famílias no Distrito Federal

Cras do DF atenderam 205 mil famílias em 2025, enquanto a procura por serviços sociais cresceu. Veja como funciona.

Vacina pneumo 20 chega ao SUS com proteção ampliada

Vacina pneumo 20 amplia a proteção infantil no SUS e muda o esquema de transição. Veja quem deve receber as doses.

Ovos do Aedes resistem à seca e mantêm alerta no DF

Mesmo no período seco, ovos do Aedes podem sobreviver por até 400 dias. Saiba como eliminar criadouros e reduzir o risco de dengue no DF.

Transporte público terá metas de pontualidade e conforto

Marco transporte amplia fontes de financiamento, cria metas de qualidade e transparência, mas não institui tarifa zero automática. Entenda.

ANP amplia fiscalização contra abusos nos combustíveis

ANP ampliará fiscalizações após 21 autos por indícios de preços abusivos. Entenda a análise de custos, margens e defesa dos agentes.
Publicidade

O setor produtivo deve buscar, de comum acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), ações para reduzir os efeitos do novo coronavírus na economia. Essa a opinião da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF), manifestada em reunião virtual com a equipe da área econômica do Palácio do Buriti e representantes do comércio, indústria e serviços.

“Precisamos adotar medidas urgentes para minimizar a crise econômica enfrentada pelos empreendedores do Distrito Federal, principalmente no âmbito das micro e pequenas empresas”, enfatizou a parlamentar.

Uma das propostas foi a criação de um Fundo Garantidor para facilitar o acesso ao crédito do Fundo do Centro-Oeste, principalmente, para as micro e pequenas empresas. “Muitas empresas não estão conseguindo acessar linhas de crédito por não terem garantias. Precisamos trabalhar para salvar essas empresas, geradoras de emprego e renda no Distrito Federal”, destacou a deputada.

Durante a reunião, Paula Belmonte também falou sobre a importância de cada um contribuir com uma parcela para a minimizar os danos causados pela pandemia. “Acho que é preciso cortar na própria carne e os parlamentares precisam dar o exemplo, por isso apresentei dois projetos de lei: um que reduz em 20% o salário dos deputados e senadores e outro que diminui drasticamente a cota parlamentar, deixando um valor mínimo reservado para despesas com passagens”, explica a deputada.

Solidariedade

Com a abertura, a médio prazo, de parte do comércio, Paula Belmonte sugeriu aos secretários André Clemente (Economia) e Ruy Coutinho (Desenvolvimento Econômico) que seja realizada uma campanha voltada aos servidores públicos para que fomentem a economia local das micro e pequenas empresas, que estão padecendo com a crise econômica em decorrência da Covid-19.

A proposta foi bem aceita pelos representantes do governo e também pelos representantes do setor produtivo. “O momento é de união e solidariedade. Os funcionário públicos não tiveram alteração em seu salários e uma campanha dessa natureza pode garantir o funcionamento de milhares de empresas do Distrito Federal”, destacou.

Segundo o secretário Ruy Coutinho, a proposta será analisada pelo GDF. “É uma sugestão muito interessante, que daremos a devida atenção”, disse o secretário. O secretário André Clemente também elogiou a iniciativa da deputada e destacou o trabalho realizado pelo GDF. “Antecipamos muitas medidas, o que tem surtido efeito na contenção da pandemia no DF”, afirmou.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade