O transporte público do Distrito Federal ganhou um reforço significativo nesta quarta-feira (20). A vice-governadora Celina Leão entregou oito novos veículos da empresa Marechal, que irão circular em Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Guará e Taguatinga. Entre os novos ônibus, destaque para o primeiro veículo elétrico do modelo “zebrinha” do DF, que atenderá exclusivamente o Guará.
Os veículos possuem tecnologia Euro 6 – Proconve 8, que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes, e contam com ar-condicionado, elevadores de acessibilidade, câmeras e GPS. A renovação da frota busca melhorar a qualidade e a eficiência do serviço para os cerca de 500 mil passageiros diários.
Novas linhas e expansão da mobilidade
O investimento nos novos veículos permitirá a criação de duas novas linhas no Guará: a 0.010, que ligará o Guará I e o Guará II, e a 0.009, que fará o percurso até o Park Shopping e o Aeroporto de Brasília. “O resgate desse grande projeto do Zebrinha, que existia no passado, veio na nossa gestão. Já temos essa modalidade de transporte em várias cidades, e o nosso objetivo é levar para todas as regiões”, afirmou a vice-governadora.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destacou que o aumento da frota e a redução do tempo de viagem melhoram a qualidade de vida da população. Ele também anunciou que a Semob lançará o edital para a expansão do BRT Sul em Santa Maria e a licitação para a construção da estação da Estrutural.
O DF mantém uma das frotas mais novas do país, com idade média de 2,8 anos. A entrega do primeiro zebrinha elétrico é um passo inicial do governo para a transição para veículos elétricos, uma medida que beneficia o meio ambiente. A substituição de um ônibus a diesel por um elétrico, por exemplo, evita a emissão de 63,7 toneladas de CO₂ por ano.
A novidade foi bem recebida pela população. Aposentada Maria José do Nascimento, 61, celebrou a redução no tempo de espera, enquanto a motorista Leila Soares, 42, ressaltou o conforto e a qualidade para os passageiros.

