O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) está preparado para absorver as cirurgias do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), que terá seu centro cirúrgico reformado nos próximos 45 dias. O HRT, que realizou 298 cirurgias em junho, vai redirecionar sua estrutura para manter o ritmo dos atendimentos.
Segundo o superintendente da Região Sudoeste de Saúde, André Luiz de Queiroz, o HRT possui seis salas de cirurgia, sendo uma para emergências e três para procedimentos eletivos. O HRSam realiza, em média, quatro cirurgias por semana. Durante a reforma, parte da equipe de Samambaia será transferida para Taguatinga para reforçar o atendimento.
Cirurgias de emergência e obras de expansão
A gerente de Assistência Cirúrgica do HRT, Thalita Rassi, destaca que o hospital realiza procedimentos em 16 especialidades, com foco em oncologia, ortopedia, oftalmologia e ginecologia. A sala de emergência pode realizar até sete cirurgias em um turno de 12 horas.
A reforma no HRSam não afetará o pronto-socorro do HRT, já que o hospital de Samambaia não possui essa estrutura. Inclusive, a emergência obstétrica do HRSam teve sua capacidade ampliada de seis para sete salas de parto. No HRT, a UTI pediátrica também foi expandida, passando de quatro para seis leitos.
Além disso, a Região de Saúde Sudoeste terá novos investimentos do GDF, como a construção do Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE), com 100 leitos, e novas UPAs em Taguatinga, Água Quente e Águas Claras. Essas obras visam ampliar o acesso da população a serviços de saúde de qualidade.