back to top
24 C
Brasilia
terça-feira, 9 junho 2026, 05:41
Publicidade
Publicidade
InícioVida & DesenvolvimentoSaúdeIGESDF fortalece enfrentamento à Covid-19 com 60 novos leitos

IGESDF fortalece enfrentamento à Covid-19 com 60 novos leitos

Publicado em

Cobertura relacionada

DF reduz crimes letais e lidera ranking de segurança

Crimes letais colocam o DF na liderança nacional, mas furtos, feminicídio e segurança nas ruas seguem como desafios.

EUA propõem tarifa extra de 12,5% sobre Brasil

Tarifa que os EUA pretendem de 12,5% sobre importações brasileiras é proposta em investigação sobre trabalho forçado.

Indústria cresce pelo 4º mês, mas segue longe do pico

A Indústria cresceu 0,7% em abril e avança pelo quarto mês, mas ainda segue abaixo do pico histórico de 2011.

PEC do fim da 6×1 deve passar por comissão no Senado

A escala 6x1 deve passar por comissões no Senado Federal, após Alcolumbre defender debate sem pressa sobre a PEC.

Corpus Christi muda horários de serviços no DF

Corpus Christi muda horários de serviços no DF, com alterações em transporte, lazer, cultura e atendimento público.

DF incinera 50 toneladas de drogas apreendidas

Destruição de entorpecentes fecha ciclo de investigações contra o...
Publicidade

Abertura de 60 novos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, contratação de pessoal e montagem de tendas para reforçar o atendimento fazem parte da lista de medidas já executadas para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF).

São 30 leitos no Hospital de Base (HB), 20 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante e dez no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Todos estarão prontos e reservados para o combate ao coronavírus até sexta-feira (15).

“Estamos preparados, com abertura de leitos, capacitações de profissionais, compras de equipamentos de proteção individual [EPIs] e adequações físicas para atender de forma adequada aos pacientes e proteger nossos colaboradores”, assegura o diretor-presidente do IGESDF, Sergio Costa. “Temos um plano de contingência estruturado que é colocado em prática gradativamente, de acordo com o cenário que é estudado diariamente em conjunto com a Secretaria de Saúde do DF.”

Reestruturação

As unidades do IGESDF que estão atendendo casos de coronavírus passaram por diversas adequações. No HB, o pronto-socorro foi dividido em duas alas. A Ala Norte segue oferecendo o atendimento rotineiro das doenças comuns, enquanto a Ala Sul está restrita a casos de Covid-19.

No HRSM, todas as áreas que atendem casos de Covid-19 foram isoladas. Dispõem de elevadores restritos e contam com monitoramento de vigilantes 24 horas por dia. Em alguns pontos, as portas têm abertura automática para diminuir ainda mais a chance de transmissão do vírus. Os profissionais de saúde têm acesso a uma área de paramentação e desparamentação, refeitório e armários, em área limpa e isolada.

A UPA do Núcleo Bandeirante, por sua vez, se destaca no cenário nacional como a primeira unidade desse segmento a prestar atendimento às pessoas contaminadas pelo coronavírus.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade