O Distrito Federal (DF) ampliou a assistência emergencial aos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) com a implementação do Projeto AVC no Quadrado em junho deste ano. O programa da Secretaria de Saúde (SES-DF) otimizou os fluxos de atendimento, permitindo tratamento agudo em mais unidades e reduzindo exponencialmente as chances de sequelas.
Desde a implantação, foram realizados 111 acionamentos de protocolos em dois novos hospitais de referência: o Hospital Regional do Gama (HRG) e o Hospital Regional de Sobradinho (HRS).
Trombólise e Telemedicina 24h
Com o programa, o HRG e o HRS passaram a realizar a trombólise endovenosa, tratamento crucial que dissolve os coágulos sanguíneos que obstruem o fluxo de sangue para o cérebro. Antes, esses casos eram encaminhados apenas ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
A secretária-executiva de Assistência à Saúde da SES-DF, Edna Marques, detalha que a ampliação foi possível graças à tecnologia:
“A intervenção medicamentosa para o tratamento agudo nas duas novas unidades tornou-se possível devido à integração, por meio de telemedicina, que conecta hospitais da rede a neurologistas especializados que ficam de plantão, 24 horas por dia, no HBDF,” explica Edna Marques.
A tecnologia permite diagnóstico e orientação terapêutica em tempo real. O programa ainda prevê a inclusão da trombectomia mecânica (remoção do coágulo por cateter) no HBDF.
Dia de Prevenção ao AVC
O Dia Nacional de Prevenção ao AVC, celebrado em 29 de outubro, reforça a importância da conscientização. O AVC ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem.
As principais causas estão ligadas a fatores de risco cardiovasculares, como:
- Hipertensão
- Diabetes
- Obesidade
- Tabagismo
- Sedentarismo e uso excessivo de álcool
A rapidez no diagnóstico e tratamento é vital para uma recuperação completa. Em caso de suspeita de AVC, a orientação é ligar para o Samu (192) ou procurar a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) mais próxima.

