Em uma operação conjunta, a Polícia Federal, a Força Aérea Brasileira e a Marinha do Brasil apreenderam, neste sábado (31), uma embarcação semissubmersível nos arredores da Ilha do Marajó, no Pará. O equipamento é suspeito de ter sido utilizado para o envio de cocaína à Europa.
Segundo a Polícia Federal, a ação foi uma resposta direta à apreensão de uma embarcação semelhante realizada em março, na costa de Portugal. As investigações apontam que ambas foram fabricadas na mesma região do Pará, com o objetivo de viabilizar o tráfico transatlântico de entorpecentes.
Esta foi a primeira apreensão desse tipo de embarcação feita pela PF, o que revela, segundo a corporação, uma tentativa das organizações criminosas de diversificar os métodos utilizados no tráfico internacional de drogas.
A operação foi possível graças ao intercâmbio de informações de inteligência com a Polícia Nacional da Espanha, a Polícia Judiciária de Portugal e a DEA (Drug Enforcement Administration), agência norte-americana de combate ao tráfico de drogas.
Com o avanço das investigações, a expectativa é identificar e responsabilizar todos os envolvidos na fabricação, logística e financiamento da operação criminosa.