back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 14:02:41
Publicidade
Publicidade

Plano Piloto desobstrui 320 bocas de lobo contra alagamentos

Publicado em:

Reporter: Janaina Lemos

Notícias relacionadas

Regularização de terras rurais no DF beneficia 780 famílias

O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou o programa...

Brasília Sedia Maior Encontro de Segurança Pública do País

A capital federal é palco da I Conferência Nacional...

Publicadas novas regras para revistas em presídios do DF

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) publicou a...

Aprovado financiamento de R$ 400 milhões para expansão do Metrô-DF

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)...
Publicidade

Com a chegada das primeiras chuvas, a Administração Regional do Plano Piloto intensificou os serviços de zeladoria para minimizar os riscos de alagamentos. A operação, realizada em parceria com reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), já desobstruiu mais de 320 bocas de lobo em 34 locais da Asa Sul, Asa Norte e Noroeste.

O trabalho preventivo e manual resultou na retirada de aproximadamente 450 toneladas de resíduos, como folhas, galhos, areia e lixo descartado de forma irregular. Esse material, quando acumulado, compromete o escoamento e é a principal causa dos alagamentos urbanos.

O serviço da administração regional complementa o trabalho técnico da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que é responsável pela limpeza profunda das galerias de drenagem com caminhões hidrojato.

O administrador regional do Plano Piloto, Bruno Olimpio, destacou a importância da sinergia entre os órgãos:

“Estamos somando forças em prol da comunidade. O trabalho da administração com a Funap é complementar ao da Novacap e garante que possamos agir de maneira preventiva, alcançando mais regiões e reduzindo os riscos de alagamentos.”

O presidente da Novacap, Fernando Leite, reforçou que as ações integradas são fundamentais para preparar a cidade para a temporada chuvosa, visando o “mínimo de impactos possível”.

Além da segurança viária, a limpeza promove benefícios sociais e ambientais. A retirada dos resíduos melhora as condições de higiene e previne a proliferação de insetos e roedores.

A parceria com a Funap reforça o caráter social da iniciativa, oferecendo aos reeducandos em processo de reintegração social a oportunidade de atuar na conservação da cidade.

Os serviços de zeladoria cobriram diversas quadras da Asa Sul (102, 502, 103, 503, etc.), Asa Norte (201, 202, 601, etc.), além de pontos estratégicos como o Eixo Sul, W3 Sul e o Setor Hospitalar Norte.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.