back to top
24 C
Brasilia
domingo, 8 fevereiro 2026, 16:57:26
Publicidade
Publicidade

Sábado terá vacinação no Parque da Cidade e no GDF Mais Perto do Cidadão

Publicado em:

Notícias relacionadas

20% dos adultos dormem menos de 6h por noite no Brasil

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que 20,2% dos adultos nas capitais dormem menos de 6 horas por noite. Mulheres sofrem mais com insônia.

Inca lança cartilha Saúde com Axé para mulheres negras

Inca lança cartilha “Saúde com Axé” para orientar mulheres negras sobre prevenção do câncer e barreiras do racismo no cuidado.

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, segundo Inca. Desigualdades regionais marcam incidência. Veja tipos mais comuns.

Anvisa proíbe “canetas emagrecedoras do Paraguai”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta...

SES – DF atualiza lista de medicamentos essenciais

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou...
Publicidade

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) amplia a iniciativa de vacinação neste sábado (5). Destaque para o evento Dia da Saúde, no Estacionamento 13 do Parque da Cidade, com programação das 9h às 13h, incluindo diversos serviços da pasta a todas as faixas etárias, de bebês a idosos, e ainda vacinação antirrábica, com 32 pontos de atendimento pelo DF.

Os shoppings Iguatemi (Lago Norte) e DF Plaza (Águas Claras), a etapa de São Sebastião do GDF Mais Perto do Cidadão, a atividade Fecomércio Mais Perto de Todos, no Sol Nascente, e o Centro Educacional América Guimarães, em Arapoanga, terão atendimento com diversos tipos de imunizantes.

Além desses locais, 14 unidades básicas de saúde (UBSs) vão abrir neste sábado para vacinar a população. A lista completa com os endereços, horários de funcionamento e disponibilidade de imunizantes está no site da SES-DF.

Aumento da cobertura vacinal

O DF já aplicou 1,5 milhão de doses de vacinas em 2023, sendo cerca de 700 mil contra a influenza (gripe) e outras 700 mil em combate à covid-19. Os outros 100 mil correspondem a outros imunizantes previstos no calendário de vacinação, como febre amarela, tríplice viral, tétano, BCG, HPV etc.

Vale lembrar que a cobertura vacinal pode aumentar ainda mais. No caso da gripe, por exemplo, 59,4% das crianças de seis meses a 5 anos não foram imunizadas ainda. Entre os idosos, 45,7% também não procuram essa proteção. No grupo de professores, cerca de 21% precisam se vacinar. A imunização contra a gripe está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses.

No caso da covid-19, o DF conseguiu alcançar uma média de 78,5% da população com as duas doses. Porém, a metade dos moradores, 48,9%, não retornou para tomar pelo menos uma dose de reforço. A proteção contra o coronavírus está mais baixa entre o público infantil: 44,6% das crianças entre 5 e 11 anos não tomaram duas doses da vacina. Entre as de 3 e 4 anos, 83,7% não tomaram duas doses. Já entre os bebês de 6 meses a 2 anos, 91,3% não receberam as duas doses.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade