back to top
24 C
Brasilia
sábado, 7 fevereiro 2026, 20:02:22
Publicidade
Publicidade

SES-DF reforça estoque com novo antídoto contra metanol

Publicado em:

Reporter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

Programa do GDF leva educação financeira a 10 mil pessoas

Programa do GDF amplia educação financeira e alcança 10 mil pessoas, fortalecendo famílias diante do endividamento no Distrito Federal.

Do mercado ao STF, caso Master expõe rede de poder

Quando bilhões circulam com facilidade, a política costuma abrir...

20% dos adultos dormem menos de 6h por noite no Brasil

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que 20,2% dos adultos nas capitais dormem menos de 6 horas por noite. Mulheres sofrem mais com insônia.

Crise no BRB e educação acirram tensão na CLDF

Sessão da CLDF debate crise no BRB, pedido de CPI e cancelamento de emendas que afetam diretamente o financiamento da educação no DF.

Fim da escala 6×1 e jornada de 40h entram na pauta de 2026

Lula e Hugo Motta colocam o fim do 6x1 e a jornada de 40h no radar de 2026; Senado tem PEC pronta e Câmara divide o debate.
Publicidade

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) reforçou seu arsenal contra intoxicações, recebendo, nesta sexta-feira (10), 20 ampolas de fomepizol, o antídoto mais moderno e recomendado para tratar casos de envenenamento por metanol. O novo insumo se soma ao etanol farmacêutico, que já estava disponível nos estoques da pasta.

A medida é de caráter preventivo, já que o Distrito Federal não tem casos suspeitos nem confirmados de intoxicação por metanol.

“No momento, o DF não tem casos suspeitos nem confirmados. Mas, se viermos a registrar alguma ocorrência, estaremos prontos,” explicou Sara Ramos, diretora de Assistência Farmacêutica da SES-DF. Ela garantiu que a Secretaria pode receber mais ampolas do Ministério da Saúde, caso haja demanda.

Estoque e Protocolo de Tratamento

O estoque do antídoto ficará centralizado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). No entanto, o tratamento com fomepizol ou etanol farmacêutico, que deve ser aplicado por equipe qualificada e seguindo protocolos médicos, pode ser realizado na unidade onde o paciente estiver internado, se necessário.

Os dois casos de suspeita de intoxicação por metanol registrados recentemente na capital federal foram descartados após a realização de exames toxicológicos.

Vigilância e Fiscalização Intensificada

Em paralelo, a Divisão de Vigilância Sanitária, com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), mantém a fiscalização intensificada contra bebidas irregulares.

Até o momento, mais de 270 estabelecimentos foram vistoriados, resultando em 61 autuações por diversas irregularidades. No total, cerca de 3,4 mil litros de bebida classificada como clandestina foram apreendidos, em uma ação contínua que visa a segurança do consumidor do DF.

Profissionais das redes pública e suplementar estão aptos a identificar sinais de intoxicação e devem notificar imediatamente o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-DF) e o Centro de Informação Estratégica e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs-DF) em caso de confirmação.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.