back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 10:34:29
Publicidade
Publicidade

Projeto do GDF oferece capacitação em jardinagem para a comunidade

Publicado em:

Reporter: Janaina Lemos

Notícias relacionadas

Assinada ordem de serviço para construir o Túnel de Taguatinga

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta terça-feira (14), a...

Cidadãos de baixa renda terão geladeiras e lâmpadas trocadas

A Companhia Energética de Brasília (CEB) vai substituir 4...

Cresce o número de papelarias aptas ao Cartão Material Escolar

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) credenciou mais de...

Inscrições para 50ª Corrida de Reis começam nesta segunda

As inscrições para a tradicional Corrida de Reis começam nesta segunda-feira...

Governo do DF estabelece regras para a regularização de igrejas

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira...
Publicidade

Para quem sonha em trocar o concreto pela terra e o barulho da cidade pelo som das plantas crescendo, o projeto Vem Plantar surge como uma porta de entrada para uma nova carreira. A iniciativa da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), oferece curso gratuito de jardinagem para capacitar moradores do Distrito Federal interessados em ingressar no mercado de trabalho com foco no cuidado com áreas verdes.

A primeira edição do curso teve início nesta segunda-feira (9), no viveiro da Novacap, localizado no Park Way. Com duração de cinco dias e carga horária total de 20 horas, a formação reúne 30 alunos divididos em turmas nos turnos da manhã e da tarde. O conteúdo abrange desde o preparo do solo até técnicas de irrigação, manutenção de jardins, paisagismo e cuidados com sementes, mudas e árvores. Ao final, os participantes recebem certificado e realizam visitas a canteiros e jardins da cidade.

Entre os alunos está a garçonete Thais Martins, de 28 anos, que decidiu participar ao lado da mãe, Adriana Martins, 56. A jovem, que trabalha desde cedo em turnos noturnos e ambientes barulhentos, viu na capacitação uma chance de mudança. “Sempre quis entrar nessa área mais ‘pé no chão’ e, quando vi a oportunidade, decidi não desperdiçar. É bom para a cabeça, para dar uma desacelerada e conseguir uma renda”, conta Thais.

Adriana destaca o valor da acessibilidade do curso, especialmente em um momento de dificuldades financeiras. “Chegamos a olhar especializações em uma floricultura, mas o custo era muito alto. Aqui recebemos apostila, caderninho e caneta, tudo com muito carinho e atenção. Está sendo muito gratificante.”

Segundo o presidente da Novacap, Fernando Leite, o objetivo do projeto é unir qualificação profissional com inclusão social. “Queremos transformar conhecimento técnico em oportunidade de renda, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade.”

A professora Raquel Ivanicska, engenheira agrônoma da Emater-DF e responsável por ministrar as aulas, ressalta a importância da teoria para a prática. “A gente sempre pensa em jardinagem como algo simples, mas se você planta uma árvore da forma errada, ela pode não sobreviver. É essencial entender o processo.”

As inscrições são feitas pelo site da Novacap, e qualquer pessoa pode participar, com prioridade para quem está em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o diretor de Cidades da companhia, Raimundo Silva, o curso será oferecido duas vezes por ano. “Os alunos saem daqui com um certificado de jardineiro e prontos para atuar na área.”

Com essa iniciativa, o Governo do Distrito Federal busca semear oportunidades e colher inclusão por meio da valorização do trabalho com a terra.

Com informações da Agência Brasília

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.