A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), lança em setembro a campanha “Setembro em Flor”. A iniciativa, que vai durar todo o mês, busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de cânceres que afetam o colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva.
A SES-DF realizará uma série de ações e eventos para alertar sobre o tema. A iniciativa é fundamental, já que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 30 mil mulheres brasileiras são diagnosticadas com cânceres ginecológicos todos os anos, sendo mais da metade (16 mil casos) de câncer de colo de útero.
Exames e vacinação: as chaves da prevenção
A oncologista ginecológica da SES-DF, Rayane Cardoso, reforça que o acompanhamento ginecológico é fundamental para o rastreamento dos cânceres. Na rede pública do DF, o exame preventivo de papanicolau é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, em breve, será substituído pelo teste molecular de DNA-HPV, uma tecnologia mais avançada para a detecção precoce do câncer de colo de útero.
Outra medida crucial de prevenção é a vacinação contra o HPV, o principal causador do câncer de colo de útero. O imunizante está disponível gratuitamente nas UBS para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Excepcionalmente, até dezembro deste ano, jovens de 15 a 19 anos também poderão receber a dose.

