O tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, que acontece neste domingo (7) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, terá um reforço significativo na segurança. Diversos órgãos, incluindo a Polícia Militar e Civil do Distrito Federal, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e o Ministério da Defesa, atuarão de forma conjunta para garantir a tranquilidade do público.
Com o tema “Brasil Soberano”, o evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e outras autoridades. A segurança do presidente será coordenada pelo GSI, que também opera preventivamente, monitorando possíveis riscos.
Interdições no trânsito e acesso ao evento
Para o desfile, a Esplanada dos Ministérios será interditada para veículos a partir das 17h deste sábado (6). A interdição começará na via S1, na altura da Catedral, e na via N1, entre o 1º Grupamento de Bombeiro Militar e a L2 Norte. A partir das 23h, a interdição na S1 será ampliada, alcançando a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto e um trecho da via L4.
O acesso do público será liberado às 6h de domingo, com pontos de revista na via S1 (lateral da Catedral) e nas escadarias dos ministérios. Para facilitar o deslocamento, o transporte público no DF será gratuito durante todo o dia, e o metrô funcionará das 5h30 às 19h.
O que pode e o que não pode levar
Para a segurança de todos, alguns itens estão proibidos, incluindo armas, objetos cortantes, sprays, recipientes de vidro, latas, isopor e fogos de artifício. Mochilas grandes, mastros, barracas e drones não autorizados também não serão permitidos. A entrada de animais de estimação é vetada, exceto cães-guia.
Por outro lado, o público pode levar lanches, biscoitos, frutas e água em garrafas plásticas. Bonés, chapéus, protetores solares (não em aerossol) e máscaras hospitalares são permitidos.
Atrações do desfile
Além do tradicional desfile de tropas das Forças Armadas, o evento contará com apresentações motorizadas, da Cavalaria, da pirâmide humana e da Esquadrilha da Fumaça. O tema “Brasil Soberano” será abordado em três eixos, incluindo referências ao Novo PAC e à COP30, que será realizada em Belém.
Como parte das celebrações, projeções especiais sobre o Dia da Independência estão sendo exibidas nas fachadas do Congresso Nacional e do Museu da República, com iluminação especial no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal.

