Estão abertas as inscrições para a 13ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O prazo para submissão de projetos vai até 30 de junho de 2026.
A competição é destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, EJA e ensino técnico. Para participar, os alunos devem estar matriculados em escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) nos anos letivos de 2025 e/ou 2026. A inscrição deve ser feita por um professor responsável no site oficial do evento.
Inovação e compromisso social
A iniciativa da Fiocruz tem como objetivo incentivar a criação de projetos interdisciplinares que liguem saúde e meio ambiente. “A Obsma vai além do mérito individual. Ela valoriza o trabalho pedagógico interdisciplinar e reconhece o esforço das escolas em incentivar projetos criativos, que unem conhecimento científico e compromisso social”, afirma a coordenadora nacional da olimpíada, Cristina Araripe.
Os trabalhos podem ser inscritos em três modalidades:
- Produção Audiovisual
- Produção de Texto
- Projeto de Ciências
Nesta edição, serão aceitos projetos desenvolvidos entre 1º de janeiro de 2025 e 30 de junho de 2026.
Reconhecimento e premiação
Na etapa regional, serão selecionados 42 projetos para a fase nacional. As equipes classificadas, formadas por um professor e um estudante, terão todas as despesas de viagem custeadas pela Fiocruz e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para participar da cerimônia final, que será realizada no Rio de Janeiro.
Ao final da competição, seis projetos serão premiados como Destaques Nacionais, além de receberem menções honrosas e a oportunidade de participar de outros eventos científicos.

