A Polícia Civil de São Paulo intensificou o combate à venda de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, prendendo 57 pessoas neste ano em todo o estado. Nesta terça-feira (14), seis indivíduos foram detidos durante a Operação Poison Source: Fonte do Veneno, voltada ao desmantelamento de redes de falsificação.
A operação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão em oito cidades paulistas, incluindo a capital, Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara. A ação teve início após a prisão em flagrante de um dos maiores fornecedores de insumos e bebidas falsificadas.
Casos de Intoxicação Aumentam no País
O combate à falsificação é crucial devido ao aumento de casos de intoxicação por metanol. O último boletim do Ministério da Saúde registra:
- 213 notificações de intoxicação por metanol.
- 32 casos confirmados no Brasil.
- 181 casos ainda sob investigação.
Os casos confirmados de intoxicação por bebida adulterada estão concentrados em São Paulo (28), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1).
A Polícia Civil também investiga mortes associadas ao consumo das bebidas. Há cinco óbitos confirmados em São Paulo. Além disso, nove óbitos suspeitos estão sendo investigados em São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Ceará.
As autoridades alertam a população para os riscos do consumo de bebidas de procedência duvidosa e incentivam a denúncia de locais de produção ou venda ilegal.

