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sábado, 6 dezembro 2025, 05:41:09
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Brasília mira 1.000 km e tem a 2ª maior malha cicloviária do país

Publicado em:

Reporter: Jeferson Nunes

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O Distrito Federal consolidou-se como o segundo local com a maior malha cicloviária do país, alcançando 727 km de extensão distribuídos em 32 regiões administrativas. O número representa um crescimento de 55% em relação a 2018 (466,6 km), ficando atrás apenas de São Paulo. O Governo do Distrito Federal (GDF) tem como meta superar a marca de 1.000 km.

O esforço é parte do programa Vai de Bike, lançado em 2024, que prevê a construção de mais 300 km de novas ciclovias, além da reforma e conexão dos trechos existentes.

Mobilidade ativa é prioridade

O crescimento da malha cicloviária é comemorado pelos ciclistas. Jaime Alves Pereira, morador do Riacho Fundo II, utiliza a bicicleta para ir ao trabalho e para lazer, pedalando cerca de 150 km por semana.

“O melhor transporte que tem é esse, é o único que te dá liberdade, além de ser sustentável. Com a bicicleta, dá para trabalhar a parte mental e física, e significa menos gente doente indo ao hospital. O governo está fazendo a coisa certa. Quanto mais ciclovia, melhor”, afirma Jaime.

O secretário de Mobilidade e Transporte, Zeno Gonçalves, destaca o desafio de alcançar a liderança nacional. “Nós já temos 727 km e com a meta de novos 300 km, vamos superar mais de mil km de ciclovias. Falar em ciclismo, em bicicleta, em bike, é falar de saúde, em sustentabilidade”, declara.

Investimentos e expansão contínua

A legislação do DF exige que todos os projetos de construção e adequação de vias públicas incluam infraestrutura para ciclistas. As obras em andamento demonstram o esforço contínuo:

  • Corredor Eixo Oeste: Previsão de ciclovias em todo o trajeto, do Sol Nascente ao Eixo Monumental.
  • DER-DF: Prevê 40 km de novas travessias, com investimento de R$ 8 milhões.
  • EPNB: Construção de 9 km de ciclovia, interligando o Pistão Sul à Candangolândia.
  • EPDB: Cerca de 4 km de travessia do Posto Melhor ao shopping Gilberto Salomão.
  • EPIG: Projeto de R$ 160 milhões que inclui 7,5 km de ciclovia em pavimento rígido, integrando o transporte coletivo (BRT) e o transporte ativo.

Em fevereiro, o GDF lançou a licitação para a instalação de mais de 3 mil paraciclos, com investimento previsto de mais de R$ 2,7 milhões, visando conectar os trechos e melhorar a sinalização.

Integração com tansporte público

A política de mobilidade ativa do GDF visa a integração com o transporte público. Além dos sistemas de bikes e patinetes elétricos compartilhados implantados em 2021 e 2024, respectivamente, o governo lançou em 2025 o programa Vai de Graça, que oferece gratuidade em ônibus e metrô aos domingos e feriados.

Houve ainda a renovação da frota de ônibus e a extensão do horário de funcionamento do metrô aos domingos (até 21h30). O planejamento de ciclomobilidade está disponível para consulta no site da Semob.

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