Durante todo o mês de novembro, os caminhões de coleta de resíduos do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) estarão circulando pelo Distrito Federal em uma roupagem diferente: a cor azul. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, buscando alertar a população sobre a importância do cuidado com a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata.
A iniciativa utiliza os veículos como “outdoors” itinerantes, com mensagens adesivadas que reforçam a necessidade de autocuidado e exames preventivos.
“Todos os anos, o SLU demonstra essa sensibilidade e utiliza os caminhões coletores como verdadeiros outdoors para ampliar essa mensagem de conscientização,” explica o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho.
Funcionários vestem a camisa
O engajamento na campanha vai além da frota. Os motoristas dos caminhões trocam seus uniformes laranjas pelo azul, tornando-se embaixadores da causa.
O motorista José Oliveira destacou a urgência da prevenção: “Na nossa vida, se a gente não tiver saúde, a gente não tem nada, né? A importância do Novembro Azul é para a gente se prevenir, para não acontecer algo pior”.
Outro exemplo é José Carlos Alves de Souza, que realiza exames periódicos a cada seis meses, além de manter hábitos saudáveis. Carlos Alberto Ferreira acrescentou que os homens precisam superar o receio e aprender com a dedicação das mulheres à saúde: “Os homens, no geral, são mais desleixados, mas não temos mais desculpas para não cuidar da nossa própria saúde.”
A campanha do SLU busca reduzir o tabu em torno do tema, incentivando os homens do DF e de todo o Brasil a realizarem exames simples, como o de sangue, ao menos uma vez por ano.

