O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou um “sinal importante” a decisão dos Estados Unidos de suspender a tarifa comercial de 40% sobre uma lista de produtos agropecuários brasileiros. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) pelo presidente norte-americano, Donald Trump, após uma conversa por telefone com o líder brasileiro.
“Não é tudo o que eu quero, não é tudo que o Brasil precisa, mas é uma coisa importante,” afirmou Lula em vídeo postado nas redes sociais ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Redução de tarifa e itens beneficiados
A ordem executiva publicada pela Casa Branca oficializa a retirada da tarifa de importação de 40% em determinados produtos brasileiros. A lista inclui itens importantes do agronegócio:
- Café e Chá
- Frutas tropicais e Sucos (banana, laranja, tomate)
- Cacau e Especiarias
- Carne Bovina
Trump informou que a decisão foi tomada para iniciar negociações entre os dois países sobre as questões comerciais pendentes. O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, recebeu “com satisfação” a decisão, destacando que a medida tem efeito retroativo a 13 de novembro.
Lula pede acordo total e encontro
O presidente Lula agradeceu a decisão de Trump, mesmo que de forma parcial, e manifestou o desejo de um entendimento comercial completo entre as nações.
O presidente brasileiro convidou Trump a visitar o Brasil e expressou a esperança de ir a Washington para “zerar qualquer celeuma comercial, política, entre Brasil e EUA.”
O Brasil se colocou à disposição para manter o diálogo com o governo Trump, em linha com a tradição de mais de 200 anos de relações diplomáticas entre os países.

