back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 01:49:41
Publicidade
Publicidade

Sabatina de Jorge Messias no Senado é marcada para 10 de dezembro

Publicado em:

Repórter: Marta Borges

Notícias relacionadas

Desfile de 07/09 tem foco na soberania e mensagens contra anistia

Aos gritos de “sem anistia” e “soberania não se...

Câmara aprova Política Nacional contra desperdício de alimentos

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), o...

Senador Marcos do Val é obrigado a usar tornozeleira eletrônica

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi levado pela...

Lula rebate Trump em artigo no The New York Times

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, neste...

Lula e Xi Jinping reforçam parceria econômica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o...
Publicidade

O Senado Federal definiu para 10 de dezembro a sabatina de Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). O anúncio foi feito nesta terça-feira (25) pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar (PSD-BA).

Messias, atual advogado-geral da União, foi escolhido no último dia 20 e precisa ter seu nome aprovado pela CCJ e, posteriormente, pelo plenário do Senado, onde são necessários 41 votos favoráveis. Se confirmado, ele poderá permanecer na Corte por até 30 anos, até atingir a idade da aposentadoria compulsória, aos 75 anos.

Trâmites no Senado
Otto Alencar informou que a leitura da mensagem presidencial ocorrerá em 3 de dezembro, com vista coletiva concedida aos senadores. O relator da indicação será o senador Weverton (PDT-MA).

A sabatina na CCJ é a etapa mais importante do processo. Após ser questionado pelos parlamentares, Messias terá seu nome submetido a uma votação no colegiado e, em seguida, ao crivo final do plenário.

Perfil do indicado
Com 45 anos, Jorge Messias está à frente da Advocacia-Geral da União (AGU) desde 1º de janeiro de 2023, início do terceiro mandato de Lula. Nascido no Recife, é procurador da Fazenda Nacional desde 2007.

Formado em direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), Messias possui mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB). Durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, setor responsável pelo assessoramento direto ao chefe do Executivo.

A confirmação de seu nome no STF se tornará o passo mais recente de uma trajetória marcada por atuação técnica na área jurídica e por funções estratégicas no governo federal.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.