back to top
24 C
Brasilia
sexta-feira, 5 dezembro 2025, 09:16:19
Publicidade
Publicidade

DF amplia Bolsa Atleta para paratletas e surdo-atletas

Publicado em:

Reporter: Marta Borges

Notícias relacionadas

CLDF homenageia profissionais de superdotação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu uma...

CLDF aprova e parada livre dos ônibus passa a valer das 21h às 6h

Nesta terça-feira (26), a Câmara Legislativa do Distrito Federal...

CLDF aprova doação de terreno para expansão do STJ

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta...

CLDF Aprova Projeto para Estúdios de Gravação Gratuitos no DF

Músicos do Distrito Federal podem ter acesso facilitado à...

Deputados criticam privatização da rodoviaria e da zona-verde

A proposta do Governo do Distrito Federal (GDF) de...
Publicidade

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, nesta quarta-feira, data em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Projeto de Lei nº 2062/2025, que amplia o Programa Bolsa Atleta destinado a paratletas e surdo-atletas do DF. A proposta, enviada pelo Poder Executivo, segue agora para sanção do governador Ibaneis Rocha.

O texto atualiza a Lei nº 2.402/1999 após 11 anos sem revisões. A mudança amplia de 20 para 30 o número de modalidades atendidas e aumenta o total de beneficiários de 120 para 259 atletas, o que representa um salto de 115%. A inclusão corrige uma defasagem histórica e responde a demandas antigas de federações e atletas que dependem do incentivo para competir.

Entre as modalidades que passam a ser contempladas estão atletismo, handebol, karatê, natação, tênis de mesa e voleibol para pessoas surdas. A lista também incorpora modalidades como canoagem, halterofilismo, judô e taekwondo, além da inclusão do goleiro do futebol de cegos, função essencial para o andamento do jogo e que até então não recebia apoio do programa.

O impacto financeiro estimado é de R$ 5,17 milhões por ano, valor coberto integralmente pelo Fundo de Apoio ao Esporte (FAE), composto, entre outras fontes, por recursos das loterias federais. A proposta foi acompanhada de declaração de disponibilidade orçamentária, o que garante execução responsável da ampliação.

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, afirmou que a aprovação em uma data simbólica reforça o compromisso com políticas públicas inclusivas. Segundo ele, o esporte transforma vidas, abre portas e garante dignidade. O secretário destacou que a ampliação corrige uma injustiça, fortalece modalidades que aguardavam apoio e marca uma nova fase para atletas e federações do Distrito Federal.

A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, também destacou o caráter social da iniciativa. Ela afirmou que reconhecer e apoiar atletas com deficiência significa ampliar oportunidades e reafirmar que políticas públicas devem garantir pertencimento, dignidade e acesso para quem mais precisa.

A ampliação do Bolsa Atleta representa mais do que um ajuste técnico: simboliza o reconhecimento da potência esportiva de um grupo historicamente subfinanciado e reforça o compromisso do DF com inclusão, desenvolvimento humano e equidade no esporte.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.