back to top
24 C
Brasilia
segunda-feira, 22 junho 2026, 07:35
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaEmendas da CLDF garantem mais de R$ 18 mi contra a Covid-19

Emendas da CLDF garantem mais de R$ 18 mi contra a Covid-19

Publicado em

Reportagem:
Marco Túlio Alencar

Cobertura relacionada

Cartão ajuda moradora a reconstruir casa após incêndio

Cartão Construção garante R$ 15 mil para moradora da Estrutural reconstruir a casa atingida por incêndio. Entenda as regras.

Agências do trabalhador oferecem 313 vagas nesta segunda

Vagas no DF somam 313 oportunidades nesta segunda, com salários de até R$ 2,8 mil. Veja os cargos e como cadastrar o currículo.

SUS terá nova terapia para leucemia mieloide aguda

Leucemia no SUS terá nova terapia com venetoclax e azacitidina para adultos sem indicação de quimioterapia intensiva.

Rede nacional vai integrar proteção à pessoa idosa

Rede do idoso vai integrar governos, conselhos e entidades para fortalecer políticas, monitorar ações e ampliar o acesso a direitos.

Aluguel Social atende 1,3 mil mulheres vítimas no DF

Aluguel Social já beneficiou 1.362 mulheres no DF com R$ 600 mensais para moradia segura. Entenda os critérios e como solicitar.

Mercado passa a prever Selic de 13,75% no fim de 2026

Mercado prevê Selic de 13,75% no fim de 2026 e inflação de 5,3%. Entenda os efeitos sobre crédito, consumo e economia brasileira.
Publicidade

Emendas parlamentares, aprovadas pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, garantem mais de R$ 18 milhões para serem usados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em ações urgentes e itens essenciais ao enfrentamento de problemas decorrentes da pandemia causada pelo novo coronavírus. Entre as várias destinações, os recursos poderão ser aplicados na aquisição de ventiladores pulmonares, medicamentos, serviços de UTI e procedimentos de vigilância epidemiológica.

Levantamento sobre as 220 emendas apresentadas ao projeto de lei nº 1.018/2020, do Executivo, que abre crédito especial ao Orçamento – enviado nesta quarta-feira (18) para a sanção do governador Ibaneis Rocha –, mostra, segundo o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), “que os distritais estão fazendo a sua parte”. A matéria foi aprovada pelo plenário da Casa no início da noite desta terça-feira (17). “Esse aditivo orçamentário é apenas uma, entre as muitas decisões do Legislativo do Distrito Federal, para atender aos anseios da população neste momento”, completa o parlamentar.

Votações eletrônicas

Prudente também anunciou, para a próxima semana, a possibilidade de realizar sessões online: “Estamos nos preparando para votar por meio eletrônico”, explica. Seguindo decisão tomada pelo GDF, a Câmara Legislativa adotou ponto facultativo para os servidores, mantendo apenas serviços e atividades consideradas essenciais para o funcionamento da Casa. A medida vale de hoje até a próxima sexta-feira, de acordo com o Ato da Mesa Diretora nº 38/2020.

Como não está descartada a possibilidade da suspensão das atividades vir a ser prorrogada, o presidente da Câmara Legislativa garante, entretanto, que os distritais estarão prontos para agir com celeridade. “Tudo o que a comunidade do Distrito Federal demandar, nós estaremos a postos para dar uma resposta rápida”, disse, comentando ainda uma série de providências que já foram tomadas pela Casa. O primeiro ato, assinado na semana passada, limitou o acesso às dependências da CLDF.

“Ao contrário de outras Casas Legislativas que chegaram a fechar pelo País, nós atendemos, por exemplo, à convocação extraordinária para votar a redução da alíquota do ICMS, de 18% para 7%, incidente sobre produtos e materiais utilizados no combate ao vírus”, lembra. Rafael Prudente enumerou ainda, entre outras ações, deliberações de comissões permanentes da CLDF nessa mesma linha: a Comissão de Defesa do Consumidor fez uma série de orientações ao Procon e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos criou, nesta quarta-feira, um canal para receber denúncias por meio do telefone (61) 99904-1681.

Na sessão de ontem (17), também foram aprovadas proposições que visam ao enfrentamento da Covid-19, como o projeto de lei nº 1.022/2020, de autoria da deputada Arlete Sampaio (PT), estabelecendo penalidades para os comerciantes que abusarem nos preços de produtos usados para conter a disseminação do vírus e o PL nº 1.021/2020 que proíbe a cobrança de taxa extra de remarcação de viagens, de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (PTC).

“Além disso, cobramos da Secretaria de Transporte e Mobilidade o aumento da frota de ônibus e o acréscimo de 100 novas linhas para aumentar o distanciamento social, recomendado pelas autoridades sanitárias”, lista Prudente, acrescentando que, em qualquer circunstância, ao ser solicitada, “a Câmara Legislativa vai agir”.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade