back to top
24 C
Brasilia
terça-feira, 23 junho 2026, 22:31
Publicidade
Publicidade
InícioVida & DesenvolvimentoSaúdeHábito de higienizar as mãos é grande aliado contra a Covid-19

Hábito de higienizar as mãos é grande aliado contra a Covid-19

Publicado em

Reportagem:
Ana Lúcia Ferreira

Cobertura relacionada

Vacina pneumo 20 chega ao SUS com proteção ampliada

Vacina pneumo 20 amplia a proteção infantil no SUS e muda o esquema de transição. Veja quem deve receber as doses.

Ovos do Aedes resistem à seca e mantêm alerta no DF

Mesmo no período seco, ovos do Aedes podem sobreviver por até 400 dias. Saiba como eliminar criadouros e reduzir o risco de dengue no DF.

Crédito rural pode mais que triplicar colheita de alho

Crédito rural pode elevar de 360 kg para 1,2 tonelada a colheita de alho de um casal no DF. Entenda como funcionam as linhas de apoio.

Agências do DF oferecem 610 vagas de emprego nesta terça

Agências oferecem 610 vagas no DF nesta terça, com salários de até R$ 3 mil. Veja os cargos em destaque e como participar das seleções.

Brasília registra menor taxa de homicídios entre as capitais brasileiras

Taxa de homicídio projetada coloca Brasília na menor posição entre capitais de janeiro a maio. Entenda o cálculo e os limites do ranking.

PGR defende Mendonça como relator do caso Dark Horse

PGR defende que o caso Dark Horse fique com André Mendonça. Fachin decidirá a relatoria do pedido sobre o financiamento do filme. Entenda.
Publicidade

Em tempos de pandemia a recomendação mais ouvida atualmente é: “lave bem as mãos”. E faz sentido! Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o hábito de higienizar essa parte do corpo é um grande aliado para evitar a transmissão de doenças, contudo, a prática ainda é bastante negligenciada. Para reforçar a conscientização junto aos profissionais de saúde e à população, a OMS definiu o dia 5 de maio como O Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Pode parecer um ato simples, mas a limpeza dessa parte do corpo é a ação mais eficiente para o controle de infecções e prevenção da transmissão de microrganismos, conforme explica o dermatologista Erasmo Tokarski.

“As mãos são o principal meio de contaminar o resto do corpo. Por meio delas você pode buscar ou levar quase todos os tipos de doenças, como por exemplo, as infecciosas (escabiose, popularmente conhecida como sarna), bactérias (hepatite, diarreia), vírus (rotavírus, conjuntivite, gripe), fungos (pano branco), micoses e tudo que contém esses agentes causais”, detalha o profissional.

Além disso, o dermatologista alerta que levar a boca, algum alimento ou objeto contaminado também pode ser bastante perigoso. “É importante não só higienizar as mãos, como tudo que ela toca. Caso contrário, essa parte do corpo ficará novamente infectada”, ressalta.

Diante da pandemia mundial por conta do coronavírus, a prática se tornou um dos assuntos mais comentados do momento. Para Erasmo é importante que o tema seja levado a sério e que a população, de forma geral, siga com o hábito até mesmo após o controle da Covid-19.

“De certa forma, a pandemia fez com que as pessoas se tornem mais conscientes e exigentes com o cuidado das mãos. E para nós, profissionais de saúde, o mais importante é sempre a higienização. O álcool em gel pode ser utilizado na ausência da possibilidade de limpeza, mas a lavagem é fundamental”, pontua.

Dicas para uma boa higienização da mãos:

  • molhe as mãos com água corrente;
  • ensaboe as mãos até a o meio do antebraço;
  • esfregue a espuma entre os dedos, costas das mãos e unhas;
  • siga com a lavagem pelo tempo médio de 20 segundos;
  • enxague as mãos e braços em água corrente;
  • seque com papel toalha.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade