back to top
24 C
Brasilia
sexta-feira, 5 junho 2026, 01:32
Publicidade
Publicidade
InícioVida & DesenvolvimentoSaúdeHábito de higienizar as mãos é grande aliado contra a Covid-19

Hábito de higienizar as mãos é grande aliado contra a Covid-19

Publicado em

Reportagem:
Ana Lúcia Ferreira

Cobertura relacionada

Amorim reage a designação dos EUA e defende soberania

Em Moscou, Amorim contesta o uso da designação de facções como terroristas como justificativa para intervenções e defende cooperação com soberania.

Déficit de R$ 1,9 bi pressiona contas do GDF

Contas do GDF têm déficit orçamentário de R$ 1,9 bilhão no quadrimestre, mas governo promete superávit.

Feira de Profissões abre caminhos na socioeducação

A Socioeducação no DF recebe Feira de Profissões com cursos, oficinas e orientação para jovens em medidas.

Alta de Celina Leão e continuidade administrativa do DF

Alta de Celina Leão após pneumotórax reduz incerteza política e sinaliza retomada gradual da agenda do DF, segundo boletim médico.

Guia integra saúde e assistência para população de rua

Situação de rua no DF terá guia para integrar saúde e assistência social, com fluxos de atendimento e proteção.

Brasil entra na faixa mais alta do IDHM

IDHM do Brasil chega à faixa muito alta em 2024, mas desigualdade de raça, gênero e renda ainda limita avanço.
Publicidade

Em tempos de pandemia a recomendação mais ouvida atualmente é: “lave bem as mãos”. E faz sentido! Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o hábito de higienizar essa parte do corpo é um grande aliado para evitar a transmissão de doenças, contudo, a prática ainda é bastante negligenciada. Para reforçar a conscientização junto aos profissionais de saúde e à população, a OMS definiu o dia 5 de maio como O Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Pode parecer um ato simples, mas a limpeza dessa parte do corpo é a ação mais eficiente para o controle de infecções e prevenção da transmissão de microrganismos, conforme explica o dermatologista Erasmo Tokarski.

“As mãos são o principal meio de contaminar o resto do corpo. Por meio delas você pode buscar ou levar quase todos os tipos de doenças, como por exemplo, as infecciosas (escabiose, popularmente conhecida como sarna), bactérias (hepatite, diarreia), vírus (rotavírus, conjuntivite, gripe), fungos (pano branco), micoses e tudo que contém esses agentes causais”, detalha o profissional.

Além disso, o dermatologista alerta que levar a boca, algum alimento ou objeto contaminado também pode ser bastante perigoso. “É importante não só higienizar as mãos, como tudo que ela toca. Caso contrário, essa parte do corpo ficará novamente infectada”, ressalta.

Diante da pandemia mundial por conta do coronavírus, a prática se tornou um dos assuntos mais comentados do momento. Para Erasmo é importante que o tema seja levado a sério e que a população, de forma geral, siga com o hábito até mesmo após o controle da Covid-19.

“De certa forma, a pandemia fez com que as pessoas se tornem mais conscientes e exigentes com o cuidado das mãos. E para nós, profissionais de saúde, o mais importante é sempre a higienização. O álcool em gel pode ser utilizado na ausência da possibilidade de limpeza, mas a lavagem é fundamental”, pontua.

Dicas para uma boa higienização da mãos:

  • molhe as mãos com água corrente;
  • ensaboe as mãos até a o meio do antebraço;
  • esfregue a espuma entre os dedos, costas das mãos e unhas;
  • siga com a lavagem pelo tempo médio de 20 segundos;
  • enxague as mãos e braços em água corrente;
  • seque com papel toalha.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade