back to top
24 C
Brasilia
sábado, 27 junho 2026, 13:17
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaPolítica DFEscritores do DF ganham lei de incentivo à produção literária

Escritores do DF ganham lei de incentivo à produção literária

Publicado em

Cobertura relacionada

GDF envia projeto sobre acolhimento à população de rua

População de rua no DF é alvo de projeto que prevê acolhimento integral e internação involuntária só em casos excepcionais.

Feira do Guará vira patrimônio cultural do DF

Feira do Guará passa a ser patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal por lei sancionada e publicada no DODF.

CLDF aprova empréstimo bilionário para socorrer BRB

Acordo de R$ 6,6 bilhões com FGC divide deputados...

Déficit de R$ 1,9 bi pressiona contas do GDF

Contas do GDF têm déficit orçamentário de R$ 1,9 bilhão no quadrimestre, mas governo promete superávit.

PL cria canal 24h para denúncias de maus-tratos no DF

Projeto na CLDF cria canal 24h e unifica registros; denúncia animal pode ser anônima e seguir triagem para órgãos competentes no DF. Gabriel Jabur / Agência Brasília
Publicidade

Entrou em vigor, nesta quarta-feira (10), a lei nº 7.393/2024, que cria o programa de valorização da escritora e do escritor brasilienses e de incentivo à difusão de suas obras literárias. A iniciativa é do deputado distrital Ricardo Vale e vai fomentar o trabalho de criação, exposição e difusão de obras de autores do DF.

De acordo com o texto, o programa tem como objetivos principais cadastrar e identificar as escritoras e escritores brasilienses, além de incentivar a leitura de suas obras e aumentar seu acervo em bibliotecas da Capital.

Para participar do programa, o autor deve ser residente do DF e, caso more fora, deve se identificar com a Capital da República e retratar em suas obras literárias, ao menos em parte, personagens, cenários e culturas próprios do DF. O cadastro possibilita à escritora e ao escritor informar o gênero de seus textos literários, sua bibliografia e a relação de suas obras com a Capital ou com as regiões administrativas DF.

A lei prevê ainda que, na aquisição de obras literárias pelo Poder Público, pelo menos um décimo dos títulos deve ser destinado a obras de escritores cadastrados. Além disso, fica definido que as bibliotecas públicas distritais devem promover campanhas de incentivo à doação de obras de escritores brasilienses para ampliar seu acervo.

“Por acreditar que a leitura, a educação e as discussões literárias são imprescindíveis na formação dos verdadeiros cidadãos deste País e por acreditar que o livro abre as mentes para a diversidade e promove a análise crítica do cotidiano, no melhor sentido da palavra, é que revolvi plantar uma semente de valorização das nossas escritoras e dos nossos escritores brasilienses”, declarou Ricardo Vale na justificativa de sua proposta.

O texto esclarece ainda que o poder público, com a participação efetiva de suas bibliotecas, pode celebrar termo de parceria com as Academias de Letras ou com associação de escritoras e de escritores para implementação do programa.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade