back to top
24 C
Brasilia
sábado, 27 junho 2026, 14:52
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaPolítica DFEscritores do DF ganham lei de incentivo à produção literária

Escritores do DF ganham lei de incentivo à produção literária

Publicado em

Cobertura relacionada

Nova lei no DF muda cálculo do ITBI

Uma nova lei promulgada no fim de 2025 alterou...

Feira do Guará vira patrimônio cultural do DF

Feira do Guará passa a ser patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal por lei sancionada e publicada no DODF.

CLDF aprova empréstimo bilionário para socorrer BRB

Acordo de R$ 6,6 bilhões com FGC divide deputados...

PL cria canal 24h para denúncias de maus-tratos no DF

Projeto na CLDF cria canal 24h e unifica registros; denúncia animal pode ser anônima e seguir triagem para órgãos competentes no DF. Gabriel Jabur / Agência Brasília

Déficit de R$ 1,9 bi pressiona contas do GDF

Contas do GDF têm déficit orçamentário de R$ 1,9 bilhão no quadrimestre, mas governo promete superávit.
Publicidade

Entrou em vigor, nesta quarta-feira (10), a lei nº 7.393/2024, que cria o programa de valorização da escritora e do escritor brasilienses e de incentivo à difusão de suas obras literárias. A iniciativa é do deputado distrital Ricardo Vale e vai fomentar o trabalho de criação, exposição e difusão de obras de autores do DF.

De acordo com o texto, o programa tem como objetivos principais cadastrar e identificar as escritoras e escritores brasilienses, além de incentivar a leitura de suas obras e aumentar seu acervo em bibliotecas da Capital.

Para participar do programa, o autor deve ser residente do DF e, caso more fora, deve se identificar com a Capital da República e retratar em suas obras literárias, ao menos em parte, personagens, cenários e culturas próprios do DF. O cadastro possibilita à escritora e ao escritor informar o gênero de seus textos literários, sua bibliografia e a relação de suas obras com a Capital ou com as regiões administrativas DF.

A lei prevê ainda que, na aquisição de obras literárias pelo Poder Público, pelo menos um décimo dos títulos deve ser destinado a obras de escritores cadastrados. Além disso, fica definido que as bibliotecas públicas distritais devem promover campanhas de incentivo à doação de obras de escritores brasilienses para ampliar seu acervo.

“Por acreditar que a leitura, a educação e as discussões literárias são imprescindíveis na formação dos verdadeiros cidadãos deste País e por acreditar que o livro abre as mentes para a diversidade e promove a análise crítica do cotidiano, no melhor sentido da palavra, é que revolvi plantar uma semente de valorização das nossas escritoras e dos nossos escritores brasilienses”, declarou Ricardo Vale na justificativa de sua proposta.

O texto esclarece ainda que o poder público, com a participação efetiva de suas bibliotecas, pode celebrar termo de parceria com as Academias de Letras ou com associação de escritoras e de escritores para implementação do programa.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade