back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 6 agosto 2025, 14:22:13
Publicidade
Publicidade

Cemitérios devem receber mais de 600 mil visitantes no Dia de Finados

Publicado em:

Notícias relacionadas

Piastri vence GP da Bélgica

Piastri ultrapassou Norris logo na largada, venceu a...

Aeroporto de Brasília recebe ação contra o tráfico de pessoas

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal...

Alimentos afetados pelo tarifaço na merenda escolar

O Governo Federal estuda alterar a legislação para permitir...

GDF reforça infraestrutura e segurança para Capital Moto Week

O Capital Moto Week 2025 começa nesta quinta-feira (24)...

GDF abre 420 vagas em cursos gratuitos para mulheres

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF)...
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) estima que mais de 600 mil pessoas passarão pelos cemitérios no Dia de Finados, neste sábado (2). Nos locais, a pasta vai oferecer, em tendas ao lado das administrações, atendimentos com psicólogos, orientações e serviços de ouvidoria. Os estabelecimentos seguirão com os portões abertos das 7h às 19h.

A Sejus-DF também disponibilizará vans para circulação nos cemitérios da Asa Sul, Gama, Taguatinga e Sobradinho. A Ouvidoria da Sejus atuará, ainda, para registrar reclamações, denúncias e sugestões referente as atribuições dos cemitérios, com distribuição de cartilhas tira-dúvidas e tabelas de preços.

“A Sejus vai reforçar o trabalho de acolhimento aos familiares e amigos que vierem aos cemitérios no Dia de Finados para prestar uma homenagem aos entes queridos. Para isso, está sendo preparada uma grande estrutura e logística para atendimento aos visitantes. É fundamental que a população do Distrito Federal se sinta protegida, acolhida e respeitada neste dia tão emotivo”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Conheça seus Direitos

A cartilha da Sejus, que será distribuída durante a ação, orienta sobre os direitos antes de contratar serviços cemiteriais e funerários, como, também, os respectivos preços. O texto tira-dúvidas, com perguntas e respostas, explica, por exemplo, quais são as funerárias autorizadas no DF, os veículos específicos para o transporte de corpos humanos, assim como, quem pode solicitar o sepultamento gratuito e quais os serviços os cemitérios não podem cobrar de jeito nenhum.

A pasta ainda disponibiliza outros canais de atendimento para informações e que também servem para denúncias, reclamações, sugestão e elogios. São eles: a Central 162 (segunda a sexta-feira – das7h às 21h – e, sábado, domingos e feriados – das 8h às 18h); presencial, na Rodoferroviária (de segunda a sexta-feira – das 14h às 17h), e pelo portal Participa DF.

Publicidade

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade