back to top
24 C
Brasilia
sábado, 7 fevereiro 2026, 18:33:11
Publicidade
Publicidade

Adutora garante água segura para São Sebastião

Publicado em:

Repórter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

Do mercado ao STF, caso Master expõe rede de poder

Quando bilhões circulam com facilidade, a política costuma abrir...

Restaurante da QNR amplia refeições e dias em Ceilândia

Restaurante comunitário da QNR amplia funcionamento, passa a servir jantar e atende também aos domingos e feriados em Ceilândia.

Crise no BRB e educação acirram tensão na CLDF

Sessão da CLDF debate crise no BRB, pedido de CPI e cancelamento de emendas que afetam diretamente o financiamento da educação no DF.

Usina do P Sul faz 40 anos e vira vitrine do SLU

UTMB do P Sul completa 40 anos em Ceilândia, transforma orgânicos em composto e ajuda a reduzir envio ao aterro do DF.

Fim da escala 6×1 e jornada de 40h entram na pauta de 2026

Lula e Hugo Motta colocam o fim do 6x1 e a jornada de 40h no radar de 2026; Senado tem PEC pronta e Câmara divide o debate.
Publicidade

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou na quarta-feira (5) a ordem de serviço para a implantação de uma adutora de interligação crucial entre os reservatórios do Mangueiral e São Sebastião. A obra, executada pela Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do DF), visa fortalecer o sistema de abastecimento e elevar a segurança hídrica da região.

O investimento totaliza R$ 5,43 milhões. O projeto envolve a instalação de 3,9 quilômetros de tubulação em Pead com 560 milímetros de diâmetro. A nova estrutura transportará água do Sistema Corumbá até São Sebastião, garantindo uma vazão média de 73 litros por segundo.

Impacto direto na vida de 26 mil moradores

Esta obra beneficiará diretamente cerca de 26 mil moradores. A interligação entre os sistemas trará maior estabilidade no fornecimento de água, crucial durante os períodos de pico de consumo.

A medida também confere maior flexibilidade operacional, permitindo respostas mais rápidas em manutenções ou emergências, assegurando a continuidade do abastecimento.
O governador Ibaneis Rocha enfatizou o compromisso com o desenvolvimento sustentável: “Estamos levando água de qualidade para todas as cidades do Distrito Federal. Estamos trazendo segurança hídrica para todas as famílias do Distrito Federal”. Rocha afirmou que a obra garante tranquilidade hídrica para, “pelo menos, mais 50 anos” na região.

Caesb detalha estratégia hídrica regional

Luís Antônio Almeida Reis, presidente da Caesb, reforçou a estratégia de integrar sistemas que antes ficavam isolados. Ele explicou que São Sebastião era abastecida majoritariamente por poços artesianos, que sofrem com a seca.

A gente vai levar aproximadamente 80 litros por segundo de água lá para São Sebastião, que é uma região que ficava isolada dos sistemas,” destacou Reis.

Ele mencionou que, embora uma ligação provisória tenha ajudado neste ano, a nova adutora é a conexão definitiva.

Reis também indicou que esta intervenção é a primeira fase de um plano maior na região. A segunda parte prevê a implementação do projeto Água Legal no Morro da Cruz, atendendo 12 mil famílias, seguido por saneamento básico na mesma localidade e a expansão da Estação de Tratamento de Esgoto de São Sebastião, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 350 milhões na área.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.