back to top
24 C
Brasilia
segunda-feira, 22 junho 2026, 21:20
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaÁgua Mineral reabre na segunda com acesso gratuito e limitado

Água Mineral reabre na segunda com acesso gratuito e limitado

Publicado em

Reportagem:
Hédio Ferreira Júnior

Cobertura relacionada

Rede nacional vai integrar proteção à pessoa idosa

Rede do idoso vai integrar governos, conselhos e entidades para fortalecer políticas, monitorar ações e ampliar o acesso a direitos.

Vacina pneumo 20 chega ao SUS com proteção ampliada

Vacina pneumo 20 amplia a proteção infantil no SUS e muda o esquema de transição. Veja quem deve receber as doses.

Rede de Cras atende 205 mil famílias no Distrito Federal

Cras do DF atenderam 205 mil famílias em 2025, enquanto a procura por serviços sociais cresceu. Veja como funciona.

Ovos do Aedes resistem à seca e mantêm alerta no DF

Mesmo no período seco, ovos do Aedes podem sobreviver por até 400 dias. Saiba como eliminar criadouros e reduzir o risco de dengue no DF.

SUS terá nova terapia para leucemia mieloide aguda

Leucemia no SUS terá nova terapia com venetoclax e azacitidina para adultos sem indicação de quimioterapia intensiva.

ANP amplia fiscalização contra abusos nos combustíveis

ANP ampliará fiscalizações após 21 autos por indícios de preços abusivos. Entenda a análise de custos, margens e defesa dos agentes.
Publicidade

Conhecido como Água Mineral, o Parque Nacional de Brasília será reaberto à visitação a partir da próxima segunda-feira (15). Administrado pelo governo federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a área de preservação ambiental estava com as visitas suspensas desde a determinação do Governo do Distrito Federal (GDF) de fechamento dos parques ecológicos, em 18 de março de 2020. A medida foi uma das ações tomadas de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

Estará liberado nesta primeira fase de reabertura do Parque Nacional a trilha Cristal Água, de cinco quilômetros – e o acesso de asfalto a ela desde a bilheteria –, até as 15h. As piscinas e a trilha Capivara permanecerão fechadas. Por 30 dias, prorrogáveis por igual período, não será cobrado ingresso de entrada.

As determinações da reabertura foram publicadas por meio da Portaria nº 698, nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU). Esta é a quarta unidade de conservação federal reaberta pelo ICMBio no país – duas no Rio Grande do Sul e outra no Paraná. A publicação vai ao encontro ao Decreto nº 40.846 do GDF, de 30 de maio de 2020, que determinou a retomada de atividades de turismo e os atrativos naturais, entre eles 17 parques, a partir de 3 de junho.

Regras de acesso

O uso de máscaras de proteção facial, cobrindo o nariz e a boca, será obrigatório durante a permanência no parque. A administração da unidade ficará responsável por limpar e desinfectar frequentemente os espaços, pisos, corrimãos, bancos, lixeiras e outros objetos de uso coletivo. Todo o material de leitura – como jornais, revistas e panfletos – em locais de comum acesso deverão ser recolhidos para evitar a transmissão indireta do vírus.

O número de visitantes permitidos diariamente será reduzido e a distância mínima de 2 metros entre as pessoas deverá ser respeitada. Nos primeiros 30 dias de reabertura, o parque receberá até 300 pessoas, sendo liberada a entrada de até 150 no período das 8h às 12h, e até 150 visitantes entre as 12h e as 15h. O horário de permanência é até as 17h. Já no segundo mês, o limite de visitação sobe para 400, com entrada permitida das 8h às 16h.

Parques do DF

A reabertura de 17 das 24 unidades de conservação do Distrito Federal vem ocorrendo com tranquilidade e sem grandes incidentes, de acordo com o presidente interino do Brasília Ambiental (Ibram), Cláudio Trinchão. “Temos segurança e agentes para fazer o monitoramento quanto ao uso de máscaras, impedindo aglomerações e o uso comum de equipamentos e banheiros”, informou.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade