A contagem regressiva para a 29ª Festa do Morango de Brasília, em Brazlândia, já começou. O evento, que é uma das principais vitrines da produção agrícola do Distrito Federal, contará com 42 estandes no Espaço Morangolândia, onde produtores rurais irão expor morangos in natura e uma variedade de quitutes, como tortas, geleias, licores e o famoso “morango do amor”. A festa acontece nos dois primeiros finais de semana de setembro: de 5 a 7 e de 12 a 14.
Para os produtores, a festa é uma oportunidade de impulsionar a economia local e fortalecer o turismo rural. “O nosso lucro dobra e a gente consegue investir aqui, na cozinha e na plantação”, comenta a produtora rural Osmarina Oliveira Silva, que aposta na variedade de doces para atrair o público. A colega Vanda Maria Malheiros reforça a expectativa de sucesso: “Tudo que a gente leva, a gente vende. Não traz nada para casa, e agora, com esse morango do amor, queremos arrebentar”.
Produção recorde e inovações
Brazlândia é responsável por mais de 90% da produção de morangos do DF. A expectativa para este ano é de uma safra igual ou maior que a de 2024, quando a produção local chegou a 5.174,62 toneladas, o que solidifica o DF como o terceiro maior produtor de morangos do Brasil.
O setor agrícola tem investido em inovações para agregar valor ao produto. O técnico da Emater-DF, Claudinei Machado, ressalta que o incentivo ao processamento tem impulsionado os resultados. “Enquanto hoje, por exemplo, você vende uma caixa de morango com quatro bandejas por R$ 12, também consegue vender uma unidade de morango do amor por R$ 15”, explica.
Programação e outras atrações
A 29ª Festa do Morango de Brasília terá uma programação diversificada. O Espaço Morangolândia funcionará das 10h às 22h nos fins de semana e das 19h às 22h às sextas-feiras. A tradicional Florabraz também estará presente com exposição de flores e plantas.
Entre as atividades, destacam-se:
- Concurso de Receitas com Morango: dia 6, das 10h às 12h, valorizando a gastronomia local.
- Colha & Pague do Morango: nos dias 6 e 13 de setembro, em propriedades selecionadas, onde os visitantes poderão colher os frutos diretamente do pé.
- 35ª Exposição Agrícola: nos dias 12 e 13, com uma mostra de cerca de 400 alimentos hortifrutigranjeiros.
O evento é organizado pela Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF). A entrada é gratuita e todos os detalhes são divulgados na rede social oficial da festa.

