back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 02:22:21
Publicidade
Publicidade

Compp completa 56 anos como referência em saúde mental infantil

Publicado em:

Reporter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

Saiba como evitar as 6 doenças de pele mais frequentes no verão

Sol, praia, piscina e calor... muito calor! No verão,...

Venenos de insetos podem ajudar no tratamento da tuberculose

Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e...

Número de gestantes com HIV no Brasil aumenta 37% em dez anos

O número de grávidas com HIV no Brasil vem...

Divisa do DF com Goiás terá ação contra o mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde, em parceria com a prefeitura...

UBS abandonada no Gama será transformada em UPA, diz GDF

O Governo do Distrito Federal decidiu incluir no pacote...
Publicidade

O Centro de Orientação Médico-Psicopedagógica (Compp), órgão da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), celebra nesta quinta-feira (23) 56 anos de história com a marca de cerca de 1,2 mil crianças atendidas por mês. A unidade é um pilar no atendimento ambulatorial a pacientes de até 11 anos em sofrimento psíquico moderado ou com uso eventual de substâncias psicoativas.

O Compp se destaca por ser um espaço de escuta, acolhimento e construção de possibilidades, onde uma equipe multiprofissional atua de forma integrada para um cuidado humanizado e baseado em evidências.

A equipe do Compp é composta por 38 profissionais, incluindo pediatras, neuropediatra, psiquiatras infantis, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Eles oferecem desde atendimentos individuais e grupos terapêuticos até mutirões para elaboração de laudos e exames, atuando como retaguarda essencial à Atenção Primária em Saúde (APS).

Simone Schwartz, gerente do Compp, reforça o diferencial da unidade: “O que sempre nos diferenciou foi a prática interdisciplinar, a escuta cuidadosa e a construção coletiva de soluções para nossas crianças e familiares. O trabalho do Compp é uma prova de que, quando o cuidado é coletivo, a vida pode seguir novos caminhos, com mais afeto, segurança e possibilidades”.

Para muitas famílias do Distrito Federal, o Compp representa um divisor de águas. Suellen Brasil, mãe de Gael, de 5 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), relata a importância do apoio recebido.

“Quando eu recebi o diagnóstico de TEA do Gael, fiquei perdida, me senti desamparada, e considero que as sessões do Compp fizeram toda a diferença. Eu me senti mais segura nas tomadas de decisões”, afirma Suellen, destacando a oportunidade de participar de um grupo de apoio.

O serviço também incorpora Práticas Integrativas em Saúde (PIS), como hatha yoga, tai chi chuan e meditação, refletindo a essência do Compp de olhar a criança em sua totalidade (corpo, mente e contexto social).

Além do atendimento, o Compp é um importante polo de formação e conhecimento, recebendo estudantes e residentes da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (Escs). O órgão contribui ainda para a produção de conhecimento em saúde mental infantojuvenil, um campo fundamental para o futuro da sociedade.

O acesso ao serviço é feito por meio de regulação da Atenção Primária, sendo direcionado a usuários que preenchem critérios específicos de sofrimento psíquico. Após a estabilização, os pacientes são contrarreferenciados à APS para a continuidade do acompanhamento, garantindo uma atenção integral e contínua.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.