back to top
24 C
Brasilia
sábado, 7 fevereiro 2026, 14:44:13
Publicidade
Publicidade

DER-DF lança ‘Sinistro Zero’ para frear acidentes nas chuvas

Publicado em:

Reporter: Marta Borges

Notícias relacionadas

Restaurante da QNR amplia refeições e dias em Ceilândia

Restaurante comunitário da QNR amplia funcionamento, passa a servir jantar e atende também aos domingos e feriados em Ceilândia.

Crise no BRB e educação acirram tensão na CLDF

Sessão da CLDF debate crise no BRB, pedido de CPI e cancelamento de emendas que afetam diretamente o financiamento da educação no DF.

Do mercado ao STF, caso Master expõe rede de poder

Quando bilhões circulam com facilidade, a política costuma abrir...

Usina do P Sul faz 40 anos e vira vitrine do SLU

UTMB do P Sul completa 40 anos em Ceilândia, transforma orgânicos em composto e ajuda a reduzir envio ao aterro do DF.

Fim da escala 6×1 e jornada de 40h entram na pauta de 2026

Lula e Hugo Motta colocam o fim do 6x1 e a jornada de 40h no radar de 2026; Senado tem PEC pronta e Câmara divide o debate.
Publicidade

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) iniciou neste sábado (8) a Operação Sinistro Zero, uma ação estratégica que combina educação e fiscalização para reduzir ao máximo o número de acidentes nas rodovias distritais durante o período chuvoso e a reta final do ano.

A operação de lançamento ocorreu no Km zero da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003) e contou com a participação das Diretorias de Educação de Trânsito (Diedu) e Fiscalização (Difit).

O principal objetivo do DER-DF não é punir, mas sim orientar. A ação focou em conscientizar os motoristas sobre a importância da direção segura, especialmente em pistas molhadas.

Pontos-chave da orientação:

  • Condição Veicular: Checagem de itens obrigatórios (triângulo, estepe, macaco) e conservação de pneus, limpadores de para-brisa, freios e sistema de iluminação.
  • Comportamento: Reforço sobre os riscos do consumo de álcool ao volante, a necessidade de atenção total no trânsito e o respeito à travessia de pedestres.
  • Prevenção nas Chuvas: Ênfase na redução da velocidade, essencial devido à menor visibilidade e ao piso escorregadio.“O DER trabalha na preservação de vidas e, para isso, sabe que, além das obras, é extremamente necessário realizar ações de educação e fiscalização. Não trabalhamos para punir, e sim para orientar,” afirmou o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.

Na primeira edição da Operação Sinistro Zero, foram realizadas 90 abordagens. Embora a prioridade fosse educativa (com a participação de um grupo de teatro do DER), 11 delas resultaram em autos de infração.

As multas foram aplicadas principalmente por:

  • Mau estado de conservação de pneus (3).
  • Licenciamento vencido (6).
  • Sistema de iluminação alterado (1).

A Operação Sinistro Zero terá novas edições na reta final do ano, em locais não divulgados antecipadamente para garantir a eficácia da fiscalização no Distrito Federal.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.