A delegação do Distrito Federal tem se destacado nos Jogos da Juventude 2025, conquistando um total de 17 medalhas: sete de ouro, seis de prata e quatro de bronze. A performance é notável pela quantidade de pódios, mas também por incluir modalidades menos populares no Brasil, como o tiro com arco e a esgrima.
A delegação é composta por 180 atletas de escolas públicas e particulares, que estão competindo em 19 modalidades.
Destaques no tiro com arco e esgrima
A medalha de ouro no tiro com arco foi conquistada por Luiza Langone, 16 anos. Após o bronze em 2024, a jovem atleta celebrou a conquista do seu primeiro ouro em uma competição de grande porte. Além do esporte, Luiza também é violonista e já venceu um concurso de desenho para ilustrar o livro “O Ickabog”, de J.K. Rowling. Ela relata que a música e o desenho a ajudam na coordenação e no preparo mental para o tiro com arco.
Na esgrima, esporte que exige estratégia e raciocínio rápido, a estudante Letícia Cabral, do Colégio Militar de Brasília, conquistou a medalha de bronze, mostrando talento e preparo em uma modalidade pouco praticada no país.
Sucesso no atletismo e natação
O atletismo e a natação também renderam pódios ao DF. No atletismo, o estudante Josué Natividade, 17 anos, garantiu a prata na prova de 3.000m. Mesmo com o cansaço da prova, ele demonstrou satisfação. “Foi cansativa, mas eu estou muito feliz! Como é meu último ano nos Jogos, agora é desenvolver para a vida e encarar as categorias mais altas”.
Na natação, Pedro Henrique Moreira conquistou uma medalha de cada cor (ouro nos 400m medley, prata nos 200m medley e bronze nos 200m borboleta). Ele ressaltou a importância de manter a rotina de treinos, considerando que “chegar lá, competir, ganhar medalha é a parte fácil”.

